Mulheres vítimas de violência doméstica em Bento irão receber aulas de defesa pessoal
Projeto Elas Por Elas, da Polícia Civil, foi lançado no município na terça-feira, 08/03, e conta com apoio do professor de Krav-Maga Adriano Rinaldi
Mais uma importante ferramenta de proteção e empoderamento feminino foi lançada na terça-feira, 08/03, em Bento Gonçalves. Com apoio do professor de Krav-Maga Adriano Rinaldi, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), lançou o projeto “Elas Por Elas”. A iniciativa busca ofertar aulas gratuitas de defesa pessoal às vítimas de violência doméstica do município. “Sempre ajudei mulheres que sofrem violência doméstica sem custos. Muitas delas são pessoas públicas, conhecidas da sociedade, e tem vergonha de ir à delegacia registrar ocorrência. Então acabam vindo diretamente até mim”, revela Adriano.
O projeto é tido como um eixo do programa “PC Por Elas”, que trabalha com ações voltadas à aplicação da Lei Maria da Penha, ao enfrentamento e à prevenção à violência, sem deixar de lado a atividade repressiva. “A delegacia tem como principal objetivo apurar crimes. Mas o combate também é constituído de ações preventivas. E precisamos trabalhar em rede para que essa prevenção melhore ainda mais”, comenta a delegada da DEAM de Bento, Deise Salton Ruschel Brancher.
O “PC Por Elas” é formado por três eixos. O primeiro diz respeito às ações de enfrentamento, que vão desde a qualificação do atendimento, a especialização da escuta, a criação de delegacias especializadas e as salas das margaridas – espaços voltados ao acolhimento às vítimas. O segundo eixo é voltado à prevenção, com realização de palestras, orientações à população e atividades culturais, por exemplo. No caso da DEAM do município, também se enquadram as reuniões realizadas com os agressores, a fim de trabalhar a questão da violência também com os homens.
Já o eixo três é onde se enquadra o projeto “Elas por Elas”, visando ao empoderamento feminino. A iniciativa foi criada no ano passado pela delegada Raquel Peixoto, de Novo Hamburgo. “Além de oferecer técnicas básicas de defesa pessoal, as aulas oportunizam que a mulher se reconheça como capaz de muitas coisas, inclusive de se defender em uma situação de risco”, destaca Deise. Outro ponto positivo das aulas gratuitas de defesa pessoal apontado pela delegada de Bento é o “sentimento de pertencimento, quando se está em um grupo de pessoas que se validam emocionalmente, que compartilham de histórias semelhantes”, acrescenta.
Atualmente, conforme a delegada, o número de ocorrências de violência doméstica tem aumentado consideravelmente, o que reforça a necessidade de ações voltadas ao combate desse crime.
A partir do “Elas Por Elas”, as mulheres que procurarem a DEAM receberão um fôlder com informações sobre as aulas gratuitas. Se tiverem interesse, poderão entrar em contato diretamente com o professor pelo WhatsApp (54) 98127 0776. Serão oferecidas até 10 aulas, de acordo com a necessidade de cada aluna.
“Eu fico muito feliz em poder fazer a minha parte para diminuir esses números que todos os dias aumentam. Nessas aulas elas aprendem a sair de todo tipo de situação de violência doméstica possível, com: livramento de estrangulamento no chão ou na cama, que é uma situação de estupro; livramentos de estrangulamento pela frente, por trás e pelos lados; defesa contra ataques com facas; defesa contra ataques com bastão, arma de fogo, agarramentos, entre outros. Temos turmas disponíveis todas as semanas”, informa o professor.