Município de Santa Tereza decreta situação de emergência devido à estiagem

A partir do Decreto Nº 1.301/2022, de 3 de janeiro de 2022, a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, declarou situação de emergência na zona rural. Nos últimos dias de 2021, dois locais no interior do município foram atingidos por incêndios. O primeiro foco foi na Linha Cesca, onde a queda de cabos de energia elétrica na vegetação seca provocou o início das chamas, que se alastraram em direção ao mato, colocando em risco um parreiral. Em seguida, foi registrado outro foco, de grandes proporções, em uma plantação de eucaliptos, localizada na Linha Bento. Ambos os locais foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves.

Segundo a prefeitura, desde o mês de outubro de 2021 as chuvas registram índices bastante abaixo da média, atingindo todas as culturas, impactando diretamente na produtividade do setor agrícola. Além disso, a falta d’água também atinge o abastecimento de comunidades do interior.

O decreto também menciona estimativa da Emater que aponta perdas na produção agrícola local na ordem de 32%, incluindo a produção de uva, milho, feijão, cana-de-açúcar e hortifrutigranjeiros.

Entre as medidas possibilitadas pelo decreto está a renegociação de dívidas do PRONAF e PROAGRO, garantindo a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também