Municípios da Serra serão contemplados com recursos da Consulta Popular

Marcada pela baixa adesão dos eleitores, na Consulta Popular deste ano, dos 32 municípios do Corede Serra, apenas 13 ultrapassaram o quociente eleitoral colocado pela Comissão Estadual e puderam disputar os recursos. As cidades deveriam conseguir aproximadamente 2% dos votos.

Além disso, estava previsto o mínimo de 7 mil votos para cada projeto, o que impediria o recebimento dos valores pelos municípios da região, levando o Corede Serra a solicitar à Comissão Estadual a anulação desse critério. Na segunda-feira (11/11), o recurso foi acolhido, permitindo que os municípios vencedores pudessem receber os valores previstos para as propostas.

Os projetos vencedores da Serra Gaúcha da Consulta Popular 2020 foram divulgados na segunda-feira (09/11) pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra). A maioria de votos foi para as iniciativas na área de agricultura familiar e do turismo, que serão contempladas com R$ 157 mil cada em 2021 e 2022. 

Os municípios contemplados com projetos da agricultura familiar são Guabiju e União da Serra, com 4.502 votos. Os recursos serão destinados à construção, aquisição de equipamentos e de insumos para aumentar a produtividade do ramo. As propostas devem ser elaboradas pelas prefeituras, em conjunto com a Emater.

Conquistado pelos municípios de Pinto Bandeira, Santa Tereza e Veranópolis, com 3.009 votos, o projeto para a implantação do Observatório de Turismo da Serra Gaúcha, de infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem-receber também contará com recursos. Cada município terá acesso a R$ 52.380,95.

O observatório será responsável por monitorar a demanda turística da Serra Gaúcha dos 32 municípios do Corede Serra e deverá ser administrado pelos municípios e por representantes do G30, um grupo formado por empresários da região que atuam no fomento do turismo. A coordenação ficará a cargo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur).

Baixa adesão

Somente 8.243 eleitores da região participaram da Consulta Popular 2020. O resultado é 1,19% de participação no leito. Ao todo, a Serra Gaúcha possui 696.366 pessoas com Título de Eleitor e aptas a votar nos projetos.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também