• Naturepet Pharma
  • Envase
  • Tacchini
  • Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Posto Ravanello

Museu do Imigrante sedia exposição sobre o empresário Moysés Luiz Michelon

  • Vinícola Garibaldi
  • Envase
  • Tacchini
  • Naturepet Pharma

A partir do dia 22 de novembro, o Museu do Imigrante sedia uma exposição de uma das maiores personalidades de Bento Gonçalves. Moysés Luiz Michelon marcou a vida e o progresso do município retratada em “Memórias: Una Storia Innaffiata dal Vino”, de Julia Pasquali, em 22 obras com releituras de momentos que marcaram mais de 80 anos de histórias.

Dentre elas, há uma muito especial que é um marco na vida cultural e histórica: a festa em homenagem a uva e ao vinho do município, enaltecendo para a comunidade bento-gonçalvense a história de um grande mentor para a cidade e a sua importância. Todos os desenhos e pinturas serão acompanhados de textos que relembram acontecimentos especiais de cada período das edições da festa e da vida do Sr. Moysés.

Desta forma, com a ajuda de pessoas historicamente importantes para o município, foram resgatadas histórias, momentos, vivências do Sr. Moysés e, consequentemente, desse grandioso evento para o município que em 1967 teve a culminância de sua primeira edição através desse grande mentor.

A história entre Moysés e Julia inicia quando este conheceu seu trabalho em 2017, na primeira exposição de Julia na Casa das Artes. O empresário gostou tanto que a convidou para expor no seu hotel e todos os finais de semana aproveitava para acompanhá-la, conversar com os visitantes, etc. “Sendo assim, eu via e conversava com Moysés com muita frequência e acabamos nos familiarizando, tanto que, carinhosamente, com o tempo, ele me apelidou de neta”, destaca Julia.

“Memórias: Una Storia Innaffiata dal Vino” foi produzida em 3 anos desde o surgimento da ideia até a elaboração das obras.

“Afinal, com essa exposição, eu não quis buscar apenas as informações presentes em livros e materiais físicos, assim como eu tive a oportunidade, em 2017, de ouvir de Moysés suas próprias histórias, de outras pessoas que também fizeram parte dessa trajetória. Era isso que eu queria acrescentar nessa exposição, as experiências que dificilmente serão lidas em livros. Consequentemente, acabou sendo um longo trabalho de pesquisa, conversas, visualização de fotos e objetos que marcaram história até a produção de cada obra”.

A artista plástica coloca que a exposição promove uma conexão direta de inspirações e prosperidade.

“A proposta da construção da exposição nesse formato foi realmente para ser ‘um livro aberto’. O visitante que conhecer a mostra, não estará apenas se deparando com obras que registram memórias de um empresário, mas sim de mais de 50 anos de histórias que envolveram o município de Bento Gonçalves”.

A exposição tem o patrocínio do Hotel Villa Michelon e apoio da prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Fundação Casa das Artes, Cia do Vidro, News Time projetos visuais, K’Peccato Doceria, Tecnodance Sonorização e Eventos e Fórmula Prática Serviços Gráficos.

Serviço

Exposição: “Memórias: Una Storia Innaffiata dal Vino”

Local: Museu do Imigrante (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves/RS)

Abertura: 22 de novembro, às 19h

Encerramento: 22 de janeiro de 2023

Visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura