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Música para os pequenos

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Desde bem pequenininhas as crianças já gostam de objetos que façam barulho. É chocalho, móbile com som, brinquedos de borracha flexíveis com apito interno, são alguns deles. Os próprios sons e simples estalos com a boca e palmas costumam divertir os pequenos. O estímulo para que gostem e queiram aprender mais sobre música começa em casa. 

A prática musical desde a infância pode trazer diversos benefícios ao desenvolvimento da garotada. Segundo a professora do curso de Música da Universidade de Caxias do Sul, Cristina Ferronato, não só a prática de um instrumento pode ser uma experiência positiva, é preciso pensar também na voz. “A música é uma inteligência por si só”, destaca.

Além de desenvolver uma inteligência específica (a musical), a música desenvolve outras potencialidades. “Dá noção de tempo, sensibilidade sonora, e paralelamente melhorara coordenação, torna o raciocínio mais rápido, principalmente quando trabalhado em grupo”, descreve. Não há uma idade específica para começar a trabalhar a musicalidade com as crianças. “Pode começar ainda na barriga da mãe”, indica.

A influência musical na infância interfere na habilidade. “O talento não é uma coisa inata”, frisa a professora. A prática, de alguma maneira, gera a apreciação. “Passam a entender o universo, ouvir de dentro e não apenas superficialmente”, explica. Os pais podem despertar o interesse pelo tema mostrando boas referências. “Quanto mais estilos apresentados para a meninada, principalmente ao vivo, melhor. É preciso um contato constante e consistente”.

Música na escola

Neste ano a música deve ser parte do conteúdo de ensino das escolas de Educação Básica (que segundo o Ministério da Educação (MEC) compreende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio). Pela Lei Federal Nº 11.769 de 18 de Agosto de 2008 a música deve ser conteúdo obrigatório dos currículos escolares, mas não necessariamente como uma disciplina isolada. O assunto poderá ser abordado dentro da disciplina de Artes, por exemplo.

Conforme o Artigo 3º, essa lei entra em vigor em 2012. O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.

Reportagem: Francine Ghiggi

 

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