• Vinícola Garibaldi
  • Envase
  • Debianchi
  • Naturepet Pharma
  • Posto Ravanello

Na abertura da Festa da Uva, Leite anuncia 100 novos policiais para Caxias do Sul

  • Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma
  • Envase
  • Ótica Debianchi Lente em Dobro

Nos últimos dias, a cidade tem apresentado diversos casos de homicídio e tráfico de drogas

Fotos: Gustavo Mansur/Secom

A 34ª Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, foi aberta oficialmente na quinta-feira, 15/02, com a participação do governador Eduardo Leite (PSDB). A edição deste ano deu início às comemorações pelos 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha. Leite destacou que a festa, além de celebrar as raízes italianas, é um momento de comunhão.

“Os italianos trouxeram consigo as sementes da videira e também o espírito do trabalho árduo, da determinação e da perseverança. Hoje, olhamos para o sucesso de tantos empreendimentos locais, para a prosperidade das nossas famílias, e sabemos que tudo isso é fruto da herança deixada por aqueles que aqui chegaram há um século e meio”, afirmou o governador. “Esta festa não é apenas uma celebração, mas também um reflexo do nosso senso de comunidade e do nosso orgulho em sermos gaúchos. É um momento de reafirmarmos os laços que nos unem, de celebrarmos as nossas raízes e de reconhecermos a importância da nossa história na construção do que somos hoje.”

As festividades ocorrem até 3 de março nos Pavilhões da Festa da Uva. Entre as atrações, estão programados desfiles, apresentações, jogos, missas e painéis.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de uva, responsável por cerca de 50% da produção nacional. O Estado também é responsável por cerca de 90% da produção nacional de vinhos e suco de uva.

Palestra na CIC Caxias

Antes de se deslocar para a abertura da 34ª Festa Nacional da Uva, o governador fez uma palestra na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). Leite destacou as conquistas do governo para a região, como os investimentos em infraestrutura a partir da concessão do bloco 3 de rodovias. As duplicações de trechos importantes serão iniciadas pela concessionária ainda em 2024.

Além de destacar o esforço que foi feito pela gestão para ajustar as contas (pagamento em dia do salário do funcionalismo, de hospitais e de fornecedores, por exemplo), por meio das mais profundas reformas feitas entre todos os Estados brasileiros, o governador explicou os desafios que o Rio Grande do Sul ainda enfrenta para melhorar a competitividade.

Leite anunciou, ainda, o incremento de efetivo policial em Caxias do Sul. Até o fim do primeiro semestre, o município deve receber 100 novos policiais militares para auxiliar no policiamento ostensivo.