Na semana em que se celebra o Dia da Síndrome de Down, entidade promove integração

A Associação Integrada do Desenvolvimento do Down, criada em 2007, atua, diariamente, com 37 usuários, sendo eles crianças, jovens e adultos

Foto: AIDD/Divulgação

No último dia 21 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data é uma forma de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

Em Bento Gonçalves, a Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD), criada em 2007 pela mãe Mari Zappaz, atua, diariamente, com 37 frequentadores, entre eles crianças, jovens e adultos.

De acordo com a coordenadora da AIDD, Cinara Vielmo, a instituição presta apoio e promove diversas ações com os usuários. “A AIDD atua através de atendimentos multidisciplinares, sendo fonoaudiologia, apoio pedagógico, psicologia, terapia ocupacional, assistência social,  estes oferecidos de forma gratuita conforme captação de verbas por meio dos editais [governamentais]. Também são oferecidas oficinas de danças, hidroterapia, jiu-jítsu, artesanato e a panificação com o Projeto Amor e Sabor.”

Segundo Cinara, a entidade também atua na criação da independência dos frequentadores, incentivando a troca de experiências com as famílias, com o desenvolvimento de ações profissionais. “A Associação incentiva e apoia para que todos os usuários frequentem escolas regulares e no contraturno escolar frequentem os atendimentos oferecidos na AIDD. No ano de 2021, foi criada uma oficina de panificação para que as mães e os jovens pudessem trabalhar, desenvolvendo assim a independência e autonomia dos usuários.  No ano seguinte a este projeto, iniciamos o encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho. Atualmente, temos três jovens inseridos em supermercados da cidade”, explica a coordenadora.

Foto: AIDD/Divulgação

O preconceito com pessoas com síndrome de down ainda existe. A associação, na promoção de eventos, busca levar a conscientização e a integração desses indivíduos, que são tão capazes quanto qualquer outra pessoa. “Através das oficinas que são oferecidas, deixamos em aberto para que voluntários típicos possam participar juntamente com eles. Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down, a associação promove um evento de integração com a comunidade para divulgar o trabalho realizado e conscientizar as pessoas e incentivar as diversas formas de contribuição”, destaca Cinara.

Mateada

Neste sábado, 25 de março, a partir das 10h da manhã, a AIDD realizará uma mateada na Via del Vino, em frente à prefeitura de Bento Gonçalves. Haverá a distribuição de erva mate e pipoca, além da arrecadação de brinquedos, tampinhas e guloseimas para a Páscoa, e venda de rifas para arrecadar fundos. A AIDD promoverá também uma aula de dança livre com o grupo de jovens Down que participam da Oficina de Dança. 

“Este evento é realizado todos os anos em alusão ao Dia Mundial da Síndrome, como forma de divulgação da entidade. Faremos um dia  de integração com a comunidade, para que as pessoas passem no local conhecer o trabalho realizado e as formas de auxiliar nas atividades”, afirma.

Formas de ajudar

A AIDD aceita doações de recursos via PIX (CNPJ 09.203.243/0001-00); doação de tampinhas plásticas e roupas para o brechó; doação de insumos para o projeto Amor e Sabor (farinha de trigo e azeite); realizando o cadastro no Programa Nota Fiscal Gaúcha e escolhendo a Associação Integrada de Desenvolvimento do Down na área da Assistência.