• Ótica Debianchi
  • Super Apolo
  • Tacchini Sistema de Saúde
  • Vinícola Garibaldi

Na trilha para a exportação: Núcleo PEIEX/Microempa e Comércio Internacional/UCS

  • Vinícola Garibaldi
  • Super Apolo

“Práticas profissionais que, além de capacitarem os estudantes para uma atuação competente no mercado de trabalho, contribuam ao desenvolvimento econômico regional”. Esse foi, segundo a coordenadora do Curso de Comércio Internacional da UCS, prof. Ma. Simone Andrade Klein, o objetivo de um relevante projeto voltado a apoiar a internacionalização de empresas da Serra Gaúcha, desenvolvido há poucos meses numa parceria entre a Microempa – Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS e a Universidade de Caxias do Sul.

Professores Guilherme Bergmann e Simone Andrade Klein, do curso de Comércio Internacional da UCS; e o Sr. Gustavo Fröhlich, Monitor do Núcleo PEIEX/Microempa. Foto: Bruno Zulian.


A partir de edital da Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Microempa lançou regionalmente um Núcleo Operacional do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação, em novembro de 2021, tendo como meta atender e capacitar com vistas à internacionalização mais de 120 empresas da região até 2023. Segundo a Apex-Brasil, nestes mais de 13 anos de existência do PEIEX, o programa já atendeu mais de 25 mil empresas brasileiras.

De acordo com o Sr. Gustavo Fröhlich, Monitor do Núcleo PEIEX/Microempa, “o universo do Comércio Internacional abrange diversas etapas e procedimentos e, muitas vezes, por não terem um domínio sobre estes assuntos, as empresas se sentem intimidadas e desistem de atuar internacionalmente em função dessas variáveis e incertezas”. Conhecedores dessa realidade, é que professores e alunos do Curso de COMIN dedicaram-se ao projeto “Miniestudo de viabilidade de exportação”, o qual foi concebido e supervisionado pelo professor Dr. Guilherme Bergmann, no âmbito da disciplina de Processo de Exportação, turmas de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves, envolvendo a interação e a colaboração dos alunos com a equipe do PEIEX/Microempa para que, juntos, oferecessem às empresas informações e análises de alta qualidade sobre aspectos comerciais, logísticos e financeiros. Conforme Guilherme Bergmann, “o projeto permitiu que os alunos tivessem um importante contato prático com área, além de gerar resultados relevantes para as empresas participantes do PEIEX envolvidas na parceria”.

Os acadêmicos participantes reconhecem e enfatizam o aprendizado resultante da inciativa. Para o estudante Thiago Cadini, a experiência consistiu em “um trabalho instigante, desafiador e muito gratificante”. Na opinião da aluna Catherine Pasa Dorneles, “foi um projeto de nível profissional.” “Aprendi muito e recomendo como experiência para o estudo de Comércio Internacional”, concluiu. O propósito social também é destacado pelo acadêmico Guilherme Borsoi, que afirma ter sido “uma experiência extremamente construtiva, que capacita profissionais ao verdadeiro dia a dia de mercado, além de contribuir com a sociedade de forma efetiva”.

“Queremos mostrar que existem diversas ferramentas e parceiros que apoiam as empresas na sua jornada internacional e que, desta forma, tanto a UCS como o PEIEX mostram que, com planejamento, ferramentas e entidades de apoio, a jornada internacional pode ser bem mais acessível para as empresas iniciantes”, destacou Fröhlich.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também