“Negrada do c*r*lh*”: Movimento Negro Raízes recebe denúncia de racismo e xenofobia 

O Movimento Negro Raízes de Bento Gonçalves recebeu uma denúncia de racismo e xenofobia registrada no domingo, 07/02, por meio do WhatsApp. Um homem teria enviado uma série de áudios em um grupo de WhatsApp, proferindo palavrões e ofensas relativas à cor e nacionalidade de algumas pessoas.

Em pelo menos quatro áudios recebidos pelo Movimento Negro Raízes, o acusado se refere a imigrantes como “negrada do c*r*lh*” e “negrada f*lh* da p*t*”, além de utilizar frases de apoio ao nazismo e de preconceito a diferentes nacionalidades: “…se Adolf Hitler tivesse matado a metade da humanidade, não tinha esses ‘praguedo’ para incomodar a gente”, “…esses imigrante aí que vêm de fora, só pra tirar o emprego dos outros… tem que amarrar tudo e afogar no meio da água… tem que morrer tudo afogado… criança adulto… morrer tudo afogado… esses imigrante de b*s*a… de m*r*a…”. 

Conforme o coordenador do Movimento Negro Raízes, Marcus Flávio Dutra Ribeiro, foram comunicados órgãos do município e forças policiais para que sejam tomadas as providências cabíveis, "no sentido de apurar e responsabilizar a autoria destas manifestações degradantes e criminosas, com as quais não é possível omitir-se e tampouco tolerar”. O Movimento também registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de Bento.  

Ainda segundo o coordenador, os áudios estão circulando em grupos de WhatsApp inclusive de outros municípios da região. "A gente vem de uma cultura de que internet é terra sem lei, mas não é. É um efeito multiplicador", alerta.

“Esse fato hostil e repulsivo evidencia cada vez mais a necessidade de tratativa e entendimento com mais profundidade em torno das questões étnico-raciais, tanto da sociedade civil, bem como dos Poderes Públicos constituídos, através de ações construtivas e efetivas, pois fatos tristes e chocantes como esse atingem e dizem respeito a todo o convívio social da comunidade, independentemente da etnia”, declarou o Movimento Negro Raízes, em suas redes sociais.