• Tacchini Sistema de Saúde
  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Níveis dos rios das bacias do Caí e Taquari estão dentro da normalidade

  • Vinícola Garibaldi

Nas bacias rios Taquari e Caí os acumulados nas estações, nos últimos sete dias, ficaram abaixo de 20 mm e 30 mm, respectivamente

Níveis dos rios das bacias do Caí e Taquari estão dentro da normalidade
Foto: Agência Brasil

 O monitoramento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) indicou que os rios das bacias hidrográficas do Caí e de Taquari estão com níveis dentro da normalidade. A informação foi compartilhada na quarta-feira, 10/07, na 6ª Reunião de 2024 da Sala de Crise da Região Sul, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Conforme os dados extraídos do Sistema de Alerta Hidrológico, entre os dias 3 e 9 de julho de 2024, na Bacia do Rio Uruguai, as estações de Iraí e Joaçaba tiveram destaque com acumulados de chuva acima de 107 mm. Nas bacias rios Taquari e Caí, por sua vez, os acumulados nas estações, nos últimos sete dias, ficaram abaixo de 20 mm e 30 mm, respectivamente.

No acumulado de um dia, entre 8 e 9 de julho, os valores verificados nas três bacias também se mostraram bastante baixos, sendo considerados praticamente nulos.

Com relação ao monitoramento das cotas, a estação de Encruzilhada II e Iraí, ambas na Bacia do Rio Uruguai, continuam no nível de alerta, com tendência de subida dos níveis nas estações do Baixo Uruguai, conforme pontuou o pesquisador do SGB Francisco Marcuzzo.

O monitoramento do SGB indica que os rios Campo Bom, São Leopoldo, Gravataí e Pardo – que formam o Guaíba, em Porto Alegre – estão em cotas normais e em descenso. Na capital gaúcha, na manhã de quarta, o nível do Guaíba atingiu cota abaixo dos 269 cm e seguia com tendência de queda.

Na Laguna dos Patos, nas estações de Rio Grande e Laranjal, o nível está estabilizado abaixo da cota de inundação.

A previsão dos órgãos competentes indica chuva significativa para o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Diante da situação, o SGB segue monitorando os níveis dos rios.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também