No STJD, Esportivo espera “julgamento técnico”

Todas as atenções do Esportivo nesta quinta-feira, dia 17, estarão voltadas para o Rio de Janeiro, onde o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará dois casos que definirão se o clube jogará a primeira ou a segunda divisão do futebol gaúcho em 2015.

O primeiro terá o Passo Fundo como réu. Por conta da escalação irregular do meia Paulo Josué, o clube foi punido nas duas instâncias do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RS) com a perda de oito pontos e recorreu ao STJD. Caso consiga anular a pena, o Esportivo estará rebaixado à segunda divisão, independente da sentença final do caso Márcio Chagas. Para continuar com possibilidades de seguir na elite, o alviazul depende de uma decisão que subtraia do Passo Fundo no mínimo quatro pontos. Mais do que isso, precisará, no segundo julgamento do dia, anular a perda de nove pontos imposta pelo Pleno do TJD sobre o caso Márcio Chagas.

O advogado do alviazul será Alexandre Borba, o mesmo que defendeu o clube no TJD. Também foi contratado um escritório local para prestar assessoria. O presidente Luis Oselame (foto) viajará acompanhado do presidente da Fundação Esportivo, Décio Dupont, e do prefeito Guilherme Pasin.

O discurso, ao menos, é de otimismo. Caso seja mantida a sentença do TJD, será a maior punição da história do futebol brasileiro para um caso de racismo. A direção espera que o julgamento desta quinta-feira seja baseado apenas em critérios técnicos e, dessa forma, repare a decisão do TJD, considerada “moral” pelo clube. “Passou o calor do momento e deu tempo de todos refletirem que tirar nove pontos do Esportivo não vai resolver todos os problemas de racismo ou de violência nos estádios. Se foram cometidos atos de racismo, coisa que nós nunca negamos, então que seja imposta uma punição com aquilo que existe de previsão, que são três pontos. Agora, tirar três pontos para cada ato? Isso não pode. Vamos ao julgamento para ver revertida essa injustiça que foi feita no intuito de se fazer justiça”, conta Oselame.

O julgamento do Passo Fundo iniciará às 10h. A previsão é que o resultado do caso Márcio Chagas seja conhecido no meio da tarde. 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.