• Vinícola Garibaldi

“Noite Ilustrada”, do projeto Gesta, ocorre dia 21/10, no Ouro Verde

  • Vinícola Garibaldi

A ação busca valorizar artistas e a cultura presente na Zona Norte de Bento Gonçalves; o evento será realizado na Praça CEU, no bairro Ouro Verde

Fotos: Divulgação

A Zona Norte de Bento Gonçalves vai receber, no dia 21 de outubro, das 16h às 22h, a primeira edição do “Noite Ilustrada”. Na Praça CEU, localizada no bairro Ouro Verde, a comunidade irá presenciar e vivenciar atividades de música, dança, cultura e diversão. A iniciativa é resultado do projeto “Gesta – Cultura em Crescimento”, que proporcionou oficinas formativas para 20 produtores culturais, incluindo a realização da “Noite Ilustrada” como resultado final de suas formações.

De acordo com um dos idealizadores do Gesta, Pedro Ramon Festa, o resultado das oficinas, além do que poderá ser visto no evento do dia 21/10, é positivo em diversos aspectos. “O principal resultado vai ser uma melhora na produção cultural da cidade, tendo em vista que algumas das pessoas já produziam e outras ainda estão em fase de começo na produção cultural. Mas eu imagino uma melhora e maior número de adesão de produtores culturais a projetos, editais ou participações livres também“, destaca.

Bairros mais afastados do Centro ou de pontos culturais de Bento Gonçalves, como é o caso do Ouro Verde, onde está localizada a Praça CEU, acabam sendo desassistidos de atrações culturais. Elas acontecem, porém, em datas específicas do ano, como Natal ou Páscoa. Eventos como a “Noite Ilustrada” fazem com que a população tenha acesso a variados tipos de cultura e movimentos artísticos. Na visão do produtor cultural, atos assim são mais do que importantes.

“É democratizar o acesso, levar cultura para esses lugares, porque muitas pessoas de lá nem sempre frequentam as atividades no Centro, na Casa das Artes, pela dificuldade de ônibus e tudo mais. Além disso, de levar atividades para lá, a grande importância também é de movimentar o local, fazer com que as pessoas tenham um senso de pertencimento no bairro. De saber que o bairro delas também é notícia por atividades massa, atividades legais, que estão acontecendo, e principalmente a ideia de fazer um evento de grande porte no bairro da Zona Norte, é de levar a cidade para lá, para consumir dos empreendedores de lá, para fazer com que a cidade perceba o bairro, perceba o projeto como algo positivo para a cidade também”, afirma.

Por fim, Pedrinho destaca que este é um movimento que pode fazer a diferença na vida da comunidade, visto que acesso a cultura é um direito de todos. “A diferença que causa é que melhora a qualidade de vida de várias formas. Oferece um entretenimento gratuito, o acesso às artes, a oficinas que ajudam a desenvolver vários aspectos, desde mentais, intelectuais e até físicos […]. Quanto mais as pessoas tiverem acesso, mais desenvolvimento elas vão ter.”

O projeto “Gesta – Cultura em Crescimento” é desenvolvido com recursos do Edital de Fundo de Apoio à Cultura (FAC) Territórios Criativos da secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Confira as principais atrações:

Música e dança: o palco principal, intitulado Palco Estrelas, terá um line-up de tirar o fôlego. O evento começará com a apresentação da talentosa Orquestra de Bento Gonçalves, às 16h, seguida pelo renomado DJ Zonattão, às 17h30. Logo mais, às 18h, os Bardos da Pangeia prometem uma performance emocionante, contando com a participação do guitarrista Evandro Demari. Na sequência, às 19h, a Escola Grupo Abadá Capoeira trará toda a energia dessa arte brasileira, seguido pelo Coletivo de Hip Hop Nest Support, às 19h45. O Coral Haitiano God’s Messengers sobe ao palco às 20h30 e encantará a todos com suas vozes. A noite será encerrada com chave de ouro pelo Grupo Mania D’ Pagode, às 21h.

Gastronomia: a “Noite Estrelada” contará com a presença de food trucks que servirão o melhor da gastronomia. Uma variedade de opções estará à disposição dos visitantes, tornando a experiência ainda mais deliciosa.

Diversão para todos: diversas atrações foram programadas para a participação das famílias. Para as crianças, o Espaço Sonhos oferecerá brincadeiras, arte em balão, pintura facial, bolhas gigantes de sabão, contação de histórias e show de mágica.

Oficinas Culturais: os amantes da cultura terão a oportunidade de participar de oficinas culturais no Espaço Infinito. Desde desenho básico até o mangá, graffiti e samba, haverá atividades para todos os gostos e idades. É a chance de aprender algo novo ou aprimorar habilidades artísticas.