Camarote
21/01/2011 17:24:54, escrita por SERRANOSSA

Uma história contada através da emoção

O livro Passo Velho: História da Colonização de Bento Gonçalves – Da ocupação do Vale das Antas ao distrito de Tuiuty foi idealizado pela Associação Vale das Antas, sob a coordenação de Marcos Fracalossi e autoria dos jornalistas Marciele Bertoldi Scarton e Guilherme Fernandes e da turismóloga Fernanda Tomasi, com fotografias de Fabiano Mazzotti. O projeto, construído a partir dos relatos dos moradores mais antigos do distrito, tem o aporte da Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura.

Trata-se de uma publicação redigida no formato de grande reportagem, com leitura atrativa, costurada por uma mescla de fotografas antigas dos arquivos pessoais e de imagens dos personagens, paisagens e patrimônio cultural em tempos atuais. “Tínhamos a preocupação de preservar a história do distrito de alguma maneira. Foi quando comecei a entrevistar os moradores mais antigos da comunidade e decidiu-se pela publicação de um livro”, relembra Fernanda.

Após aproximadamente dois anos de trabalho, deslocamento e muita conversa, o esforço resultou numa obra com forte cunho emocional, que também deu espaço aos entrevistados para discorrerem sobre como eram as relações sociais, a vida em família, a escola, o lazer e a religião naquelas épocas. “Descobrimos como as mudanças na comunidade impactaram na vida dos moradores”, conta Marciele. “Saber como estes moradores viveram faz-nos entender como e por que somos assim hoje, como imigrantes”, completa.

O projeto todo teve sua semente plantada em 2008, conforme Fracalossi. “Chegou ao fim, alcançando seu objetivo, de registrar a história da localidade na versão dos autores”, ressalta. “É praticamente um álbum de fotografias com histórias de vida de parte da comunidade, mas que representa o retrato de outras dezenas de pessoas”, conclui Marciele.

Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira. 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA