Camarote
18/02/2011 09:59:53, escrita por SERRANOSSA

Gaitaço reverencia história dos Irmãos Bertussi

Para reverenciar a história de Honeyde e Adelar, a Prefeitura de Caxias do Sul, através das Secretarias de Cultura e do Turismo, juntamente com a Família dos Irmãos Bertussi, realizam nos dias 19 e 20 de fevereiro o 1º Gaitaço em São Jorge da Mulada, distrito de Criúva. O evento é uma homenagem a Honeyde Bertussi, que estaria completando 88 anos de idade neste final de semana.

No dia 19, acontece durante todo o dia a recepção às caravanas e acomodações para o acampamento na Fazenda dos Bertussi. Às 22h, realiza-se no Salão da Igreja de São Jorge um grande fandango, com animação musical dos grandes nomes da Família Bertussi e convidados especiais.

No domingo, dia 20, a programação tem início às 9h, com a recepção das cavalgadas no Memorial Irmãos Bertussi. Às 10h tem missa crioula em homenagem póstuma aos 88 anos de Honeyde Bertussi. Ao meio-dia almoço por adesão e, a partir das 15h, início do Gaitaço pelos músicos da Família Bertussi e os demais colegas e amigos presentes.

Documentário – Em 15 de fevereiro foi realizada a pré-estreia de “Adelar Bertussi: O Tropeiro da Música Gaúcha”, documentário que traz um pouco da vida e obra do acordeonista respeitado mundialmente por sua técnica e seu carisma e que nesse dia completou 78 anos.

O documentário musical resgata a trajetória do integrante de Os Irmãos Bertussi, dupla tradicionalista responsável pela formação da identidade musical do Rio Grande do Sul a partir da década de 40. Além disso, mostra Adelar Bertussi hoje, um homem campeiro, que ainda percorre os campos a cavalo, cuidando de seu gado e de sua fazenda em São Jorge da Mulada. O vídeo, com direção de Lissandro Stallivieri, produção da Spaghetti Filmes e incentivo da LIC (Lei de Incentivo à Cultura Municipal), também traz músicas conhecidas e algumas inéditas, nunca registradas.

A estreia oficial para o público será no sábado, às 22h, integrando a programação do 1º Gaitaço. No Ordovás as sessões ocorrem nos dias 22 e 23 de fevereiro, às 20 horas, e do dia 24 a 27 de fevereiro, às 18h15min. A entrada é franca.

Com informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura de Caxias.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA