Camarote
11/08/2018 11:41:40, escrita por SERRANOSSA

Museu do Imigrante é destaque na pesquisa de público visitante do Sistema Estadual de Museus

Nesta semana, o Sistema Estadual de Museus publicou a pesquisa sobre o público visitante dos museus da 2ª Região no primeiro semestre de 2018, a qual compreende 14 instituições. Conforme aponta o estudo, o Museu do Imigrante foi destaque juntamente com o Museu Histórico Garibaldino Lourenço de Lima, de Lagoa Vermelha, que tiveram um fluxo maior de movimentação.

Com visitas mediadas, exposições e o programa Quartas Culturais, o Museu do Imigrante criou uma programação que ampliou as atividades que permitiram uma maior visibilidade e que atraíram um público de 3.559 pessoas. De acordo com a museóloga Deise Formolo, é preciso integrar turistas e a comunidade de Bento Gonçalves na dinâmica do museu, tornando esse espaço de memória uma referência cultural, educativa e  de lazer. "É isso que estamos buscando através dessas ações realizadas pela instituição”, comenta. 

Participaram dessa pesquisa as seguintes intuições: Centro Cultural Pe. Schio; Museu do Imigrante; Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp; Museu de Ambiência Casa de Pedra; Museu Municipal de Caxias do Sul; Monumento Nacional ao Imigrante; Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (Museu da FEB); Museu Histórico Municipal de Dois Irmãos; Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi; Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande; Museu Histórico Garibaldino Lourenço de Lima; Museu de Ciências Naturais /UNIVATES; Museu de Portão e  Museu Municipal de Sapiranga Adolfo Evaldo Lindenmeyer – Sapiranga.

O Sistema Estadual de Museus é um órgão da secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, que visa sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições. Os objetivos deste órgão são os de promover a articulação entre os museus do Estado, estabelecendo critérios e programas de atividades formativas e qualificação dos museus.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA