Camarote
28/11/2018 11:58:23, escrita por SERRANOSSA

Projeto Da Sociologia ao Rock encerra com 25 apresentações para mais de 7.500 pessoas

A 2ª edição 2018 do Projeto Show Palestra “Da Sociologia ao Rock: nas trilhas do pensar" percorreu 25 cidades do Rio Grande do Sul entre agosto a novembro. O objetivo foi despertar reflexões em estudantes da rede pública estadual, das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em torno de 7.500 alunos e professores foram impactados com a iniciativa.

Os momentos foram conduzidos pelo cantor, compositor, escritor, sociólogo, mestre e doutorando em Teologia Giovanni Mattiello. O artista já realizou mais de 800 palestras em sete anos, nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Apresentaram-se também os músicos Ander Santos e Misael Dutra.

 


Apresentação em Estância Velha. Foto: divulgação

“Neste projeto reunimos conceitos sociológicos que explicam ou chamam atenção para diversos aspectos de nossa sociedade e que interessam diretamente aos adolescentes e jovens, como justiça, violência, participação política, segregação social, emprego, relacionamentos, amor, sonhos e atitudes. Para cada conceito, apresentamos uma canção do Rock nacional dos anos 80. Dessa forma os jovens aprendem canções históricas, despertando interesse pela sociologia de um modo divertido e atraente”, diz Mattiello.

Os municípios atendidos nesta edição foram Arroio do Meio, Arroio do Sal, Barão, Bom Retiro do Sul, Capão da Canoa, Casca, Caxias do Sul, Cruzeiro do Sul, Estância Velha, Garibaldi, Ipê, Lindolfo Collor, Montenegro, Nova Bassano, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Nova Prata, Porto Alegre, Rolante, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Paula, São Sebastião do Caí, Terra de Areia e Venâncio Aires.

O projeto também contemplou cinco oficinas para os estudantes, sobre o mercado da música e economia criativa, além de proporcionar aos estudantes contato com instrumentos musicais e bate-papo com os músicos envolvidos no projeto. 


Apresentação em Arroio do Meio. Foto: Divulgação

 


Depoimentos

Na avaliação da professora Cristine Inês Pilger Brawers, da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio, “a atividade apresentada aos alunos foi de grande valia. Acredito que a abordagem de assuntos corriqueiros, com música boa, fez despertar nos alunos e professores que assistiram muitas reflexões pertinentes ao nosso agir e pensar o dia a dia. Outra questão a destacar foi a interação para com os alunos. A união do ato de pensar com o som foi fabulosa”, descreve.

Os alunos da turma 212 da Escola Estadual de Ensino Básico Comendador Albino Souza Cruz, de Rolante, escreveram juntos um parecer sobre o evento: “A palestra abriu nossas mentes e nos influenciou a ver a relação entre a sociologia e a música. Serviu como fonte para auxiliar em nossas escolhas. Aquele pouco tempo do show-palestra não foi somente essencial para nosso conhecimento acadêmico, mas também para o nosso crescimento pessoal. A palestra nos proporcionou uma reflexão sobre a forma de vermos o mundo e a sociedade em que vivemos. Devemos ter iniciativa para que ocorra uma mudança, pois somos a mudança que queremos ver no mundo.”


O projeto

O projeto foi financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio do Pró-cultura RS LIC (Lei de Incentivo à Cultura), Lei n.º 13.490/10 e patrocinado pelo Provedor Redesul. A organização foi da produtora cultural Greice Veronese Locatelli Mattiello. Mais informações podem ser obtidas na fanpage @dasociologiaaorock, através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 99174 3176 (WhatsApp).



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA