Camarote
10/03/2019 16:41:04, escrita por SERRANOSSA

Vale dos Vinhedos ganha Ponto de Cultura

O Vale dos Vinhedos conta, a partir deste mês, com um Ponto de Cultura. Durante um ano, serão oferecidas 83 oficinas em vários pontos do distrito. Entre os temas, canto, mora (jogo típico da cultura italiana), dressa (espécie de trança feita com palha de trigo usada na confecção de chapéus e cestos), vime, gastronomia típica e língua vêneta. 

A iniciativa foi contemplada com recursos da Secretaria da Cultura do Estado (Sedac), cuja retomada aconteceu em maio, depois de 5 anos. Ao todo são 92 Pontos de Cultura em 61 municípios gaúchos, para os quais serão liberados R$ 6 milhões. O Circolo Trentino di Bento Gonçalves, responsável pelo Ponto de Cultura do Vale dos Vinhedos, terá acompanhamento e supervisão da Secretaria Municipal da Cultura. “Embora seja um recurso estadual e a entidade tenha autonomia no desenvolvimento do projeto, estamos prestando apoio e supervisão dentro de uma iniciativa macro de valorização dos distritos de Bento Gonçalves a partir do desenvolvimento de atividades ligadas, sobretudo, à cultura italiana, que é a cultura-mãe da nossa região e merece ser preservada”, comenta o secretário de Cultura, Evandro Soares.

Sandro Giordani, coordenador do Ponto de Cultura e vice-presidente do Circolo Trentino, considera a operacionalização do projeto um marco tanto para as comunidades do Vale dos Vinhedos como para a entidade, no ano que comemora 30 anos de fundação. “Com o Ponto de Cultura faremos bem mais do que já fazemos e, pela primeira vez, com recursos públicos”, explica. “É uma antiga reivindicação do Vale dos Vinhedos, que permitirá que os valores, saberes e fazeres locais sejam passados à atual e às novas gerações”, complementa o coordenador.

Fique por dentro!
A maioria das oficinas acontecerá a partir de novembro. A divulgação será feita principalmente nas mídias sociais do Circolo Trentino e nos canais do Vale dos Vinhedos e da Aprovale, que apoia a iniciativa. Também é possível obter outras informações ou manifestar interesse em participar das oficinas através do e-mail [email protected]

Saiba mais: 
fb.com/circolotrentino.bentogoncalves/
 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA