Camarote
10/04/2019 15:42:26, escrita por SERRANOSSA

27ª edição do Bento em Dança começa neste sábado

O Bento em Dança, considerado um dos mais tradicionais festivais de dança do país no gênero, começa neste sábado, dia 5, em Bento Gonçalves. Durante quase três décadas ininterruptas, o evento reuniu cerca de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, somando um total de 58 mil horas de espetáculos e quase 20 mil coreografias inscritas.

A 27ª edição segue até o dia 11 no Parque de Eventos, transformando Bento Gonçalves na capital da dança. As atividades acontecem durante todo o dia, com ensaios e oficinas, que são tradicionalmente ministrados pelos mais renomados nomes da dança no Brasil e no Exterior. As apresentações estão programadas sempre às 18h  – os ingressos podem ser adquiridos por R$ 15 na bilheteria do festival. Estudantes e idosos pagam meia-entrada. 

Uma das novidades dessa edição será a realização do Prêmio Tito Barbón, concurso seletivo voltado a bailarinos maiores de 14 anos. A competição de alto rendimento oferecerá R$ 6 mil em premiações aos melhores classificados. O argentino Tito Barbón foi bailarino, coreógrafo e crítico de dança. Por muitos anos moldou o formato do Bento em Dança, contribuindo para o crescimento do Festival. De acordo com a coordenadora Geral do Festival, Erci Grapiglia, o Prêmio foi criado para homenagear esse profissional que tanto contribuiu para o sucesso do festival.

Para manter a tradição, o festival seleciona um corpo de jurados e professores renomados no Brasil e Exterior. De acordo com a diretora artística Bárbara Rey, o Bento em Dança procura promover a profissionalização e valorização da dança, atraindo para o município bailarinos interessados no aperfeiçoamento técnico, no intercâmbio cultural e em adquirir aprendizado.  

                                                           
Outra característica do festival é a preocupação em integrar diversas atividades além do concurso. Todos os anos acontecem as oficinas de aprendizagem, workshop de aperfeiçoamento e espaço de exposição de produtos e serviços. Também ocorrem eventos paralelos como as Batalhas, das danças urbanas, e a mostra aberta.

ABERTURA
As luzes do palco do Bento em Dança irão reacender neste sábadoo, dia 5, às 18h, com a primeira noite de concurso. Um dos momentos mais esperados é a apresentação que integra a solenidade de abertura, com início previsto às 19h30. Para este ano, o Festival preparou uma mescla de estilos de tango e ballet clássico de repertório que promete encher os olhos do público na noite de abertura. O casal de bailarinos argentinos Emilia Peredo Aguirre e Klug Miguel Angel são solistas das duas principais companhias de dança da Argentina. Para a apresentação de Ballet, está programado um Grand Pas de Deux de Repertório chamado “Escrava e Mercador”, do ballet O Corsário. O casal também sobe ao palco com o tango “Orillera”, do coreógrafo Julian Galván e música de Oscar Bassil.
 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA