Cultura e entretenimento
17/06/2019 13:27:25, escrita por SERRANOSSA

Programação dos Festejos Farroupilhas 2019 é lançada oficialmente

O galpão da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha foi palco, no último sábado, dia 15, do lançamento oficial dos Festejos Farroupilhas 2019, cuja programação acontece entre os dias 7 a 29 de setembro e contará com atividades como peças teatrais, oficinas, encontro de gaiteiros, invernadas, tertúlia, jogos campeiros, bailes e shows, entre outras atrações.

 

Foto: Jose Martim Estefanon

 

“Bento Gonçalves tem o orgulho de comemorar não uma Semana Farroupilha, mas, sim, um Mês Farroupilha como a programação contempla. É preciso valorizar e fortalecer os valores tradicionalistas junto à comunidade os ideais de liberdade e igualdade que forma a identidade do povo gaúcho”, comentou o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.

 


Foto: Jose Martim Estefanon

 

O presidente da Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha, Adiles Rodrigues de Freitas, salientou que a chama viva do Tradicionalismo Gaúcho vive na comunidade local. “Temos peões e prendas que diariamente vivenciam o tradicionalismo, seja pela dança, pelas declamações, pela indumentária ou pelo conhecimento histórico. A programação que por ora lançamos foi feita para todos. A ABCTG se orgulha de ser difusora desses sentimentos que nos orgulham tanto”.

 


Foto: Jose Martim Estefanon

Homenageado

Neste ano, o evento tem como tradicionalista homenageado Omair Trindade. Historiador, ator, compositor, homem do rádio, televisão e cinema, Trindade foi coordenador e conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho e foi jurado na Califórnia da Canção e apresentador de Encontros de acordeonistas e gaiteiros do Sul do Brasil, além do programa Chasque da RBS TV, UCS TV, Futura e Terra.

Foto: Jose Martim Estefanon

Em sua trajetória, Omair Trindade recebeu a outorga da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves com a medalha Mérito Cultural Oscar Bertholdo e, em 2011, a premiação Vitor Matheus Teixeira da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Também foi Cavaleiro da Paz percorrendo a cavalo países como Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia e grande parte do Brasil e integrou a comissão de recepção ao Papa João Paulo II.

Durante o evento, Trindade destacou que a emoção de receber a homenagem é muito grande: “Ser um representante das comemorações alusivas ao 20 de Setembro é estar presente junto àqueles que me precederam e deram continuidade aos valores que a Revolução Farroupilha nos legou. Sou uma extensão e representante desta cultura formadora do nosso povo gaúcho”.

“Vida e obra de Paixão Cortês”

Os Festejos Farroupilhas deste ano homenageiam a “Vida e obra de Paixão Côrtes”. Natural de Santana do Livramento, o compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha João Carlos D'ávila Paixão Côrtes resgatou a cultura gaúcha e os símbolos do gauchismo, como a Chama Crioula, o Desfile dos Cavalarianos, a Ronda Crioula, e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, criado em 1948 com o nome de 35, por Côrtes, Barbosa Lessa, Glauco Saraiva e Hélio José Moro. Faleceu em 27 de agosto de 2018.

 


 

Atrações confirmadas
Peça teatral “Encontro na Praça”, com Roger Castro e o grupo Vivandeiros da Alegria
Peça teatral “Um quero-quero me contou”, com o grupo Artistas no Palco
Peça teatral “Entrevero Farroupilha”, com Grupo Luz & Cena
Oficinas de vivências campeiras
Atividade literária Lendas do Sul com a obra “Sepé Tiaraju: Um herói da pátria”, com o escritor Luiz Alfredo Borges
Encontro de gaiteiros e de invernadas
Apresentação de escolas
III Gincana Cultura da ABCTG
Tertúlias
Tertúlia da Escola Mestre
Contação de causos
Jogos campeiros
Sessões de cinema
Bailes da 3ª idade
Feira do Livro gaúcho, em parceria com a Dom Quixote Livraria & Cafeteria
Jantares e almoços 
Cavalgadas

Shows confirmados: Grupo Compasso do Sul, Grupo Tropilha Gaviona, Os Tiranos, Família Gaúcha, Lisandro Amaral, Machado e Marcelo do Tchê, Moisés Oliveira & Grupo Vozes do Campo, Paloma e Miqüi, Paullo Costa & Grupo Tá Agarrado, Recordação Gaúcha, Roger Morais & Grupo Pátria Gaúcha, Tchê Barbaridade, Grupo Estância, Grupo Gacuhê e Grupo Tamoeiro.

 




Curta o SERRANOSSA