Cultura e entretenimento
24/09/2019 16:22:34, escrita por Raquel Konrad

Com o tema O livro como espaço de diversidade sociocultural, Feira do Livro é lançada em Bento

Os 12 livreiros, 23 escritores, 14 lançamentos de livros, 26 músicos, contações de histórias, apresentações artísticas, e um mar de significados deram o tom e o ritmo no lançamento da 34ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, na manhã desta terça-feira, 24, nas dependências do Quiero Café. O evento, que ocorre, de 2 a 13 de outubro, na Via Del Vino, tem como tema “O livro como espaço de diversidade sociocultural” e slogan “O livro em todos os sentidos”.
 
A identidade visual foi coordenada pela professora Aline Fagundes e pesquisada e desenvolvida pelos alunos Caterina Royer, Francine Corso, Vinícius Agliardi, do curso de Design da UCS. Em sua fala Aline disse que a arte gráfica buscou “a representatividade social e empatia por meio da leitura. A prática da leitura como meio que nos transforma por meio de uma educação que enfatize a diversidade, que possibilite gerar um abrigo de sensações e um espaço de debates”, destacou.
 
O escritor homenageado, Douglas Ceccagno, evocou o slogan do evento. “É uma expressão muito feliz, porque ela permite diversas interpretações. Os sentidos podem ser os caminhos que as pessoas trilham as interpretações que fazemos dos livros e a maneira como vemos o mundo. E isso fala no íntimo de cada um de nós. A Literatura trata do que é humano. Além de nos trazer conhecimento, nós precisamos nos reconhecer nesse conhecimento, pois a Literatura nos permite nos abrir ao mundo e ajuda a conhecer a nós mesmos, com todas as suas diferenças”.



 
O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressaltou que a Feira do Livro é uma das expressões máximas “de uma reafirmação da Cultura, visto sua importância dentro de uma comunidade, de uma sociedade, onde se convergem diversos pontos de vista que compõem o ser humano: o político, o econômico, o turístico, entre outros. Nessa perspectiva, a Feira do Livro é um espaço que pertence a todos, de questionamentos, de desenvolvimento do caráter e da cidadania”.
 



O gerente do Sesc, Jacques Fachineli, observou que “a diversidade sócio-cultural que vivenciamos hoje nos convida a exercer a nossa alteridade, a nossa empatia. E isso nos motiva a ‘arregaçar as mangas’ e buscar atrações diferentes que possam abraçar a todos os públicos. Isso é construir junto uma realidade benéfica que contribui para o bem-estar social com ações conectadas ao anseios da população”.
 
O coordenador da 16ª CRE, Alexandre Misturini, salientou que “o ato de ler nos remete ao poder de transformação que leitura provoca nas pessoas. E a Feira do Livro semeia boas ações que vai de encontro a idéias que contribuem para que haja um mundo de diálogos, de mais tolerância e vida”.
 
O Prefeito Guilherme Pasin destacou que o espaço público é o espaço da vida. “Todos, independente do pensar, têm espaço. É o caráter da Feira do Livro e de seu tema e lema que retrata a liberdade pensar e respeitar todos os credos, cores, raças, os gêneros, as formas de entender a vida. Essa pluralidade dos sentidos uma bálsamo para dias tão polarizados, pois, diariamente, a vida nos questiona, nos provoca, para que possamos buscar os nossos sonhos e não viver o sonhos dos outros. Pois, quem vive o sonho dos outros não tem a capacidade de se abrir para o outro, quiçá para um livro”.
 
A patrona Anna Cláudia Ramos não pode estar presente, porém deixou uma mensagem via vídeo agradecendo a oportunidade e registrou que durante o período do evento vai estar presente vivenciado a Literatura em Bento Gonçalves.
 
A 34ª Feira do Livro é uma realização do Ministério da Cidadania, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Secretarias Municipais da Cultura e de Educação, Sistema Fecomércio RS Sesc e a 16ª Coordenadoria Regional de Educação, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA