Cultura e entretenimento
02/06/2020 13:38:52, escrita por SERRANOSSA

Entrada do Vale dos Vinhedos contará com Totem Turístico 

A emenda parlamentar de R$ 250.000, de autoria do deputado federal Pedro Westphalen, com intermediação do vereador Volnei Cristófoli e do presidente do Conselho Superior da Aprovale, Márcio Brandelli, foi oficializada no final de 2019, em visita realizada ao Vale dos Vinhedos. O valor deve ser utilizado pela prefeitura de Bento Gonçalves na construção do atrativo, cujo projeto arquitetônico está sendo elaborado pela arquiteta e urbanista do Ipurb, Lisiane Poletto.
 
Sob orientações do Daer, que não permite edificações na área de domínio para segurança de motoristas e pedestres, o projeto inicial de pórtico foi transformado em totem turístico, e cumprirá o objetivo de demarcar o início do roteiro. Ele deverá ser construído no km 13 da ERS-444, acesso principal ao Vale dos Vinhedos, próximo à sede da Aprovale. O projeto prevê ainda um recuo para parada de veículos e iluminação, possibilitando que o turista estacione com segurança para fotografar o local e consultar o mapa instalado junto ao totem. 


Desenho do totem: esboço do projeto que está sendo trabalhado pelo Ipurb de Bento Gonçalves. Reflete o patamar alcançado pelo Vale dos Vinhedos, sem perder a tradição, a cultura e a vocação. A arquitetura transmite modernidade , mas traz referências às videiras com folhas estilizadas, ao basalto através da base em pedras aparentes e remete ao antigo através do aço com aspecto envelhecido. O projeto contará com iluminação e recuo para estacionamento de veículos. 


A proximidade com a sede da Aprovale, que conta com um Centro de Atendimento ao Turista, proporcionará que o visitante busque informações complementares sobre o Vale dos Vinhedos, além de ter acesso a banheiros, água e área para descanso. 
 
O projeto está em fase de finalização e as obras devem iniciar em 2020.

 

Fonte: Aprovale




Curta o SERRANOSSA