Cultura e entretenimento
19/04/2020 19:05:07, escrita por SERRANOSSA

Orquestra Municipal de Bento Gonçalves realiza apresentação de música on-line

Marcado para o dia 15 de março, o primeiro concerto de 2020 da Orquestra Municipal de Bento Gonçalves não pôde ser realizado por causa das ações de prevenção contra a COVID-19. Assim sendo, a Secretaria de Cultura e a Fundação Casa das Artes vêm promovendo ações artísticas on-line para auxiliar e aproximar a comunidade nesse período de isolamento.

Agora a Orquestra Municipal de Bento Gonçalves divulga sua participação executando uma música de Ennio Morricone que faz parte da trilha sonora do filme “Cinema Paradiso”, que foi lançado em 1989 e dirigido por Giuseppe Tornatore. De acordo como maestro, Gilberto Salvagni, “foi selecionada uma música que toque o coração e alma das pessoas. E tornou-se quase que um tema universal moderno, pois fala de momentos bons, gostosos, cheios de ternura”. 

O maestro diz que o processo foi elaborado em função de ser a primeira vez que a orquestra executa uma apresentação on-line. “Seguimos os passos do ‘Virtual Choir’, de Eric Whitacre, realizado há dez anos, e acabei conhecendo a técnica. Em um primeiro momento fiz o vídeo regendo com o áudio com metrônomo. Os músicos gravaram escutando com fones e visualizando a minha imagem regendo. Depois peguei as partes e coloquei em programas de edição de áudio e vídeo. Estou bem contente com o resultado”. 

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “embora os eventos e atividades culturais estejam suspensas, a Cultura e a Arte têm cada vez mais se reinventado utilizando as plataformas virtuais para se manterem ativas, levando beleza e entretenimento para as pessoas. Esperamos voltar o quanto antes, torcendo para que essa pandemia passe logo e que consigamos levar todas as manifestações artísticas para a nossa comunidade presencialmente”.

O vídeo com a apresentação on-line da Orquestra Municipal de Bento Gonçalves pode ser acessado por meio deste link: https://youtu.be/1vjFyJIHuMc

 


Foto: reprodução/Youtube

 

A orquestra

A Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves é composta pelo o maestro regente Gilberto Salvagni e pelos músicos: Alisson Seben, percussão; Carlos Henrique Gheno Zanella, violão; Fábio Ricardo Campos Chagas, violoncelo; Felipe Foresti, violino; Julio Cesar Maccali, violino; Leandro Cousseau, flauta transversa; Leandro Perin, violoncelo; Luiz Carlos Zeni Junior, flauta transversa; Mateus Frigheto, violino; Rodrigo Duarte Maciel, violino; Shayanne Zorzin Franceschini, violoncelo; Stela Scarmin, viola; Suellen Dias, clarinete; Tiago Fernando Andreola, contrabaixo; e Vinícius Rodrigues, violino.

O projeto Bento in Concert é uma realização da Fundação Casa das Artes por meio do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Cooperativa de Crédito Sicoob Meridional, Ceran - Companhia Energética Rio das Antas e Geremia Redutores.




Curta o SERRANOSSA