Cultura e entretenimento
09/02/2020 16:17:59, escrita por SERRANOSSA

Curta gravado em Bento será apresentado no 48º Festival de Cinema de Gramado

Um dos pontos turístico mais visitado de Bento Gonçalves será visto por milhares de espectadores durante o 48º Festival de Cinema de Gramado deste ano. A linha turística da Maria Fumaça fez parte do cenário das gravações do curta metragem Fragmentos ao Vento: 1945. Concorrendo na Mostra Gaúcha de Curtas, a produção é do diretor Ulisses Da Motta e será exibida entre os dias 19 a 22 deste mês, pelo serviço de streaming Canal Brasil Play.


 

Segundo Ulisses, o filme é a primeira parte de um longa-metragem que contará a história de uma família no decorrer dos últimos 100 anos, chamado Fragmentos ao Vento. A expectativa é que o projeto completo esteja pronto no prazo de três a quatro anos. “A ideia é que possamos viabilizar um longa-metragem que conte a história de uma família começando nos dias de hoje e indo para o passado até chegar na década de 1920”, comenta ele, destacando que o curta que estreia em Gramado deve percorrer o circuito de festivais até 2021.

O enredo de Fragmentos ao Vento: 1945 conta a história de Senhorinha, uma mulher negra que vive junto a uma colônia de imigrante alemães oprimidos pela ditadura do Estado Novo. A protagonista é vivida pela atriz Paula Souza e conta com cenas que percorrem locais turísticos com importante contexto histórico. “O estado de preservação desses locais foi imprescindível para o filme. Lembro de quando fizemos as visitas nas locações, da sensação de sermos transportados para outra época só de estarmos ali”, afirma a diretora de arte do curta, Gianna Soccol. Além destes locais, cenários das cidades de Santa Maria do Herval, Sinimbu, Montenegro e São Leopoldo foram utilizados nas gravações.


 

Outro destaque da produção é a força feminina, presente não só no enredo de Fragmentos ao Vento: 1945, mas também por trás das câmeras. Mais da metade da equipe é formada por mulheres, que ocupam cargos importantes da direção de fotografia e roteiro até trilha sonora e som. “Igualdade de gênero nas equipes é uma pauta levantada pelas profissionais do audiovisual. Há técnicas e artistas em todas as áreas da cadeia cinematográfica. Nossa equipe de câmera e elétrica é quase toda feminina, por exemplo”, diz o diretor.  

O trailer oficial do curta já está disponível neste link. 

Fragmentos ao Vento: 1945

Ficha técnica
Direção: Ulisses Da Motta
Roteiro: Ulisses Da Motta e Marina Cardozo
Produção: Eduardo Christofoli, Maiara Fantinel e Ulisses Da Motta
Fotografia: Tiemy Saito
Arte: Gianna Soccol
Figurino: Mariane Collovini
Música: Clarisse Diefenthäler
Som: Roberto Coutinho e Raysa Fisch
Montagem: Alfredo Barros
Elenco: Paula Souza, Bruno Fernandes, Ursula Collischonn, Frederico Vittola, Marcello Crawshaw, Marcos Guarani, Maurício Schneider  

Fotos: Divulgação
 




Curta o SERRANOSSA