Cultura e entretenimento
09/09/2020 09:35:10, escrita por SERRANOSSA

Programação dos Festejos Farroupilhas em Bento será totalmente on-line

De 13 a 20 de setembro Bento Gonçalves vivenciará os Festejos Farroupilhas em um formato diferente. Devido às medidas sanitárias em relação à pandemia do Coronavírus, as ações comemorativas ao Dia do Gaúcho migraram para o formato digital. A programação contará com lives, que serão transmitidas ao vivo diretamente da ABCTG, com oficinas de Chimarrão, Culinária Campeira, Churrasco e Charque, Danças Gaúchas de Salão, Encilha, Declamação, encontros literários, entre outras atividades como Cinema no Parque.

De acordo com o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares "como boa parte dos artistas se fizeram presentes de forma remota, não vai ser diferente com os Festejos Farroupilhas. Reunimos um time de primeira linha da área, que estará ao vivo ministrando oficinas que ampliam a base de culto às tradições. As lives cumprirão as medidas sanitárias necessárias como álcool em gel, aferição de temperatura e máscaras. E isso vale para quem está na frente das câmeras e para quem está atrás das câmeras. Vale destacar que a equipe técnica será mínima para a realização da live", salienta.


 

Os Festejos Farroupilhas 2020 têm como tema "Gaúchos sem Fronteiras" o qual tem o objetivo de trabalhar e ampliar o conhecimento sobre as raízes históricas do Rio Grande do Sul e a base do culto às tradições daqueles que moram fora do Estado, mas levam, no seu dia a dia, hábitos que os ligam a sua terra natal. A arte leva a assinatura do artista plástico Mauro Vila Real que "apresenta um cavaleiro, na companhia de seu cachorro, em uma estrada de terra, tendo no horizonte elementos como pontos turísticos e culturais de diversos locais do mundo", comenta o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Os Festejos Farroupilhas são uma realização da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) e da prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da secretaria da Cultura. A programação tem apoio da Brigada Militar, 11ª Região Tradicionalista e Fecomércio-RS/SESC e patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.  

Confira a programação que será transmitida no facebook ABCTG:

13 de setembro

18h - Abertura Oficial dos Festejos Farroupilhas 2020 e entrega da Homenagem para Ivete Dalla Valle

19:00h - Live com Lisandro Amaral

 

14 de setembro

19h - Oficina do Chimarrão (com Álvaro Machado de Mesquita) | Oficina da Culinária Campeira (com Adiles Rodrigues de Freitas)

 

15 de setembro

19h - Oficina do churrasco e charque (com Eduardo de Freitas Corbelini)

 

16 de setembro

15h - Encontro Literário com Escritor em Parceria com a Dom Quixote Livraria - Leia Cassol

19h - Encontro Literário com Escritor em Parceria com a Dom Quixote Livraria Paulo Roberto de Fraga Cirne

20h - Oficina de Danças Gaúchas de Salão (com Carla e Eduardo Menegotto)

 

17 de setembro

19h - Oficina da Encilha (com Eduardo de Freitas Corbelini)

20h30 - Oficina da Declamação (com Neiton Bitencourt Peruffo)

 

18 de setembro

19h - Oficina das Provas de Galpão (com Douglas Uillian Quadros Silva e Jonas)

20h - Cinema no Parque em parceria com o Sesc *Ingresso Antecipado Limitado - 1 kg de Alimento.

 

19 de setembro

20h - Live com Grupo Tropilha Gaviona

 

20 de setembro

14h Encerramento dos Festejos | Live com Ytamar Gomes e Grupo Estância




Curta o SERRANOSSA