Cultura e entretenimento
19/02/2021 15:55:53, escrita por Raquel Konrad

Grupo cria pista de esqui itinerante em Garibaldi

Quem não se lembra da saudosa Estação de Esqui de Garibaldi? Foi o primeiro centro de esqui em pista sintética do continente e funcionou por três décadas – entre 1970 e 2001 –, tornando-se atração para toda a região. Para algumas pessoas, no entanto, a estação era mais que uma diversão, era profissão! Uma delas era Vitor Guaragni, hoje com 42 anos, que atuou como instrutor e praticamente cresceu dentro do local – sua família também trabalhava no restaurante do parque.



Os laços afetivos e o amor pelo esporte seguiram após o fechamento da estação. Vitor montou um acervo em sua casa, com mais de 600 peças da Estação Esqui, e no último final de semana testou, ao lado da Associação Amigos do Esqui, um projeto que está prestes a resgatar a prática do esporte em Garibaldi: uma pista itinerante de esqui. “O teste foi perfeito e a sensação de esquiar novamente em Garibaldi nos encheu de emoção e uma sensação de dever cumprido em retomar essa prática que era nosso cartão-postal”, comenta Vitor.

O projeto começou a ser posto em prática há cerca de um ano, quando a matriz da pista foi trazida de Recife, Pernambuco, pela família Santini. Com o material em mãos, ele e o grupo da associação começaram a buscar formas de desenvolver a pista e buscar recursos. “Ela é toda de polietileno de baixa densidade. Conseguimos a matéria-prima e começamos a fazer jantares e rifas para arrecadar recursos”, relata.

Aos poucos, as 11.333 peças formaram quase 120 metros da pista de esqui. No último fim de semana, foram montados e testados 50 metros da pista em uma rua em Garibaldi, com vista para onde era a antiga Estação. “Saiu tudo como planejado e estamos muito felizes. Eu me senti na obrigação de fazer algo pelo esqui, pois foi o meu primeiro emprego, foi onde eu cresci, onde eu formei novos esquiadores. Hoje me sinto muito feliz em dar mais um passo no resgate desta importante marca para Garibaldi”, orgulha-se Vitor.



A pista itinerante ainda não tem data para ser estreada para o público em geral, por conta da pandemia, mas o grupo planeja muitos eventos e ações para que a comunidade regional possa se divertir novamente com a prática.


 




Curta o SERRANOSSA