Economia
20/01/2011 17:50:32, escrita por SERRANOSSA

Exportações de 2010 são avaliadas

Desempenho de negociações com o mercado externo aumentaram em 5,5%

Em comparação com o ano anterior, o desempenho do país no mercado externo em 2010 teve um incremento de 11,6% enquanto no estado, as vendas aumentaram em 5,5%, totalizando quase US$ 211 milhões. Na participação percentual nas exportações brasileiras, o Rio Grande do Sul teve uma queda de 5,5%, ficando atrás de Santa Catarina.

Na avaliação do presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Ivo Cansan, os resultados de 2010 preocupam na medida em que, descontando-se a inflação, o resultado de 5,5% torna-se negativo. As justificativas são o aumento da taxa cambial e dos custos de produção. “Os insumos para o setor foram reajustados acima da inflação e as despesas com logística para os gaúchos são maiores do que para outros estados em razão dos pedágios, por exemplo”, avalia.

Para 2011 as expectativas são positivas com relação ao novo governo, conforme Cansan. “Mas as medidas precisam ser tomadas com agilidade, ainda no primeiro trimestre”, pondera.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br




Curta o SERRANOSSA