Economia
12/07/2011 16:24:53, escrita por SERRANOSSA

Vale dos Vinhedos: mapa de Denominação de Origem

Representação identificará produtores e vinhedos destinados à produção de uvas para certificados

Com o objetivo de auxiliar na identificação das áreas de cultivo de uvas e tornar mais precisa a localização cartográfica das vinícolas com produção certificada para a Denominação de Origem, está sendo desenvolvido um novo mapa da Indicação Geográfica do o Vale dos Vinhedos. A representação geográfica das vinícolas e vinhedos voltados para a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.) se configura em uma importante ferramenta de apoio na realização de projetos relacionados à certificação. Futuramente ele poderá ser complementado com maior detalhamento de informações como declividade de terrenos, exposição solar e mesmo o georreferenciamento por GPS.

Neste primeiro momento, a identificação está sendo feita com vinícolas que já estão participando das campanhas de obtenção da D.O.V.V. e as que possuem projetos de adequação em andamento, além dos vinhedos próprios dos empreendimentos e de fornecedores parceiros.

O levantamento das informações e do material gráfico está sendo feito no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), em Bento Gonçalves, sob coordenação da professora Ivanira Falcade e colaboração da bolsista Patrícia Bortoncello. O projeto tem a coordenação técnica do Doutor Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho.

O mapa deve ser concluído no início de 2012, sendo disponibilizado em forma de um grande painel na sede da Aprovale, além de uma reprodução em menor escala para cada associado participante. Posteriormente, o mapa também será disponibilizado por meio eletrônico ao público interessado como pesquisadores e acadêmicos que desenvolvem estudos a respeito da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA