Economia
19/07/2012 14:48:40, escrita por SERRANOSSA

Suco de uva da Serra é primeiro a ter ISO 22000

Vinícola Sinuelo, de São Marcos, conquistou a certificação

A vinícola Sinuelo, de São Marcos, conquistou a ISO 22000, norma internacional de sistema de gestão de segurança de alimentos. A vinícola é a primeira do país a obter a certificação para sucos de uva integral.

A empresa é líder nacional em comercialização de sucos de uvas integrais sem conservantes em garrafas de vidro e iniciou a busca pela certificação em março de 2010.  Para implementar os requisitos da norma, a vinícola orientou seus produtores para o controle do uso de agroquímicos e a qualidade da fruta. Também adotou as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e o APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) no processo de elaboração do suco, conforme a legislação do Mapa e da Anvisa e estabeleceu a rastreabilidade dos produtos.

O resultado da implantação dos procedimentos, segundo o diretor superintendente da empresa, Valderes Ernesto Molon, é a elaboração e a entrega de produtos 100% seguros para o consumo. "Nosso objetivo é melhorar continuamente os processos de gestão e garantir a segurança alimentar, através da rastreabilidade, assegurando a qualidade dos produtos desde o produtor até o consumidor final", analisa.

A conquista da ISO 22000 também facilita a exportação dos produtos vitivinícolas. "Os controles de segurança alimentar estão cada vez mais presentes com a globalização dos mercados consumidores, fortalecendo a necessidade de certificar produtos realmente sadios. Para a Sinuelo, isso é um compromisso", enfatiza Molon.

A certificação foi concedida pela certificadora internacional "Det Norske Veritas", que contribui para a ampla aceitação dos produtos em mercados internacionais.


Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA




Curta o SERRANOSSA