Economia
08/10/2012 14:35:32, escrita por SERRANOSSA

Comércio luta contra o calor para aumentar vendas

Inverno pouco frio inibiu consumo e obrigou lojistas a encontrarem soluções para reduzir estoques

O comércio de Bento Gonçalves vem tendo que fazer um esforço extra para não ter prejuízos nas vendas neste inverno. As altas temperaturas, atípicas para essa época do ano, vêm inibindo o consumo de roupas da estação. Os lojistas, pressionados por contas a pagar e pela necessidade de trocar os estoques para o verão, têm ficado sem alternativas a não ser as liquidações. Bom para o consumidor, mas não para a economia local, que pode retrair-se nesta estação. 

De acordo com a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bento Gonçalves, HelenirBedin, antes de o inverno começar a expectativa era de que as vendas do período crescessem algo entre 6% e 7% em relação à mesma época do ano passado. Hoje, segundo a presidente, já não é possível afirmar se esse desempenho se tornará realidade ou não. “O frio veio muito tarde neste ano e isso afetou as vendas. O comércio está sendo muito prejudicado neste inverno”, lamenta.

O balanço das vendas de inverno será feito pela CDL no final do mês. Até lá, os lojistas mobilizam-se para diminuir os prejuízos. A saída tem sido a venda de mercadorias em liquidações. Pode ser bom para os consumidores, mas as vendas com grandes descontos não chegam a ser um bom negócio para os comerciantes. “Fazer liquidação não significa que o lojista terá lucro, pois vende com muito desconto para diminuir os estoques elevados”, explica a presidente da CDL. “Mas é melhor vender a mercadoria e ter dinheiro para pagar os fornecedores. O lojista vende a prazos longos, mas os prazos dos fornecedores são curtos”, revela.


Dia dos Pais pode reverter fraco desempenho

Agora, a expectativa da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bento Gonçalves, HelenirBedin, é de bons resultados nas vendas para o Dia dos Pais, celebrado neste 12 de agosto. “O Dia dos Pais ainda pode ajudar a recuperar as vendas deste inverno”, afirma HelenirBedin. É por isso, também, que o balanço das vendas da estação será feito no final do mês: o Dia dos Pais é uma boa data para o comércio e, pelo menos em 2012, pode significar a salvação para quem até agora lutou contra os prejuízos.


Previsão

Para quem ainda espera encarar algum frio, as notícias não são as melhores, pelo menos no que diz respeito aos próximos dias. O final de semana deve ser de sol, segundo o serviço de meteorologia Climatempo, com as temperaturas chegando a 27 graus em Bento Gonçalves no sábado. Na segunda-feira, 13 de agosto, pode chover à tarde e à noite, mas nada de frio intenso: a mínima deve ser de 12 graus, enquanto a máxima pode chegar a 24 graus. Essas médias devem manter-se durante toda a semana, mas a chuva prevista para terça-feira, deixa a Serra Gaúcha depois disso.

 
Reportagem: Eduardo Kopp


Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA




Curta o SERRANOSSA