Economia
04/09/2021 14:33:06, escrita por Eduarda Bucco

Governo do RS estende horários e libera atividades econômicas no fim de semana

Restaurantes e lanchonetes podem funcionar até às 23h durante a semana e até às 16h durante o fim de semana. Comércio pode abrir tanto durante a semana, quanto nos fins de semana, até às 20h

[Matéria atualizada às 14h49 do dia 09/04]

O governador Eduardo Leite anunciou novos protocolos de funcionamentos das atividades econômicas no Estado durante live no Facebook nesta sexta-feira, 09/04. A partir deste sábado, 10/04, não haverá restrição de horários para supermercados. Já os restaurantes e lanchonetes poderão atuar em horário estendido. Durante a semana, a permissão é até às 23h, com entrada de clientes até às 22h. Nos fins de semana, o funcionamento está permitido até às 16h, com recebimento de clientes até às 15h. Após esse horário, é permitido o serviço de pegue e leve até às 20h e, na sequência, o serviço de tele-entrega. 

Para o comércio não essencial, o funcionamento está liberado até às 20h, tanto nos dias de semana, quanto aos fins de semana. O mesmo horário se aplica para demais serviços não essenciais. As academias e as cerimônias religiosas estão liberadas até às 22h. Além disso, o governo flexibilizou as regras de ocupação de academias e serviços de transporte. Nas academias, é possível atender uma pessoa para cada 16 m², sendo duas pessoas para cada profissional habilitado. Nos transportes fretados/metropolitano/executivo/seletivo/intermunicipal e interestadual, a lotação máxima foi ampliada para 75%. Já no transporte coletivo, a lotação máxima deve ser de 60%. 

Os esportes individuais, como padel, também estão permitidos, com máximo de quatro pessoas, intervalo mínimo de 15min entre jogos para higienização, agendamento prévio e sem público. 

Durante o anúncio das mudanças dos protocolos, o governador Eduardo Leite comparou a situação do Estado com um paciente que, há pouco, recebeu alta da UTI. “Não podemos jogá-lo para suas atividades normais. Temos que ir administrando as doses certas de medicamento, conforme sua evolução, para ir se recuperando aos poucos. Esse paciente ainda está em tratamento”, exemplifica. 

Leite ainda rebateu as críticas da Presidência da República e de setores da sociedade sobre os protocolos restritivos adotados no RS. “Eu entendo que você possa pensar que eu esteja errado. Isso é normal, as pessoas têm liberdade de pensar diferente. O que não posso aceitar é que coloquem em dúvida a intenção das nossas medidas. Por favor não duvidem da intenção do governador e do governo, das dezenas e centenas de servidores que estão trabalhando muito para tomar as melhores decisões. Não somos infalíveis, somos seres humanos”, declarou. “Só temos uma intenção e um propósito: salvar vidas, proteger a saúde dos gaúchos e fazer com que se tenha o mínimo impacto possível na nossa economia”, pontuou Leite. 

Confira o horário de funcionamento das atividades econômicas:

Supermercados: sem restrição de horário.

Restaurantes e lanchonetes: entrada até às 22h e saída até às 23h durante a semana. Entrada até às 15h e saída até às 16h nos fins de semana.

Comércio não essencial: até às 20h durante a semana e nos fins de semana. 

Academias e serviços religiosos: até às 22h durante a semana e nos fins de semana. 

Demais serviços em geral: até às 20h. 

 




Curta o SERRANOSSA