Esporte
20/01/2012 11:25:22, escrita por SERRANOSSA

Caxias recebe nova visita da Fifa

Estádio Alfredo Jaconi foi inspecionado para ser candidato a Centro de Treinamento na copa

O Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, entrou para a lista de candidatos a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) na Copa do Mundo de 2014. Representantes do Comitê Gestor da Copa do Mundo da Fifa 2014 estiveram na cidade na manhã de terça-feira, dia 17, para verificar as condições da sede do Juventude. Para o secretário estadual de Esportes e Lazer e coordenador geral do comitê, Kalil Sehbe, Caxias se mostra preparada para receber uma delegação e, caso isso ocorra, a cidade terá diversos benefícios. “Mexe com a economia, emprego e, como diz o governador Tarso Genro, tudo que for feito para a Copa deve ficar como legado”, avaliou o secretário.

O responsável pela inspeção é o arquiteto Airton Giachini, que encaminha o material para a sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. A equipe teve uma reunião com membros do Juventude, na qual conversaram sobre os projetos e melhorias que o clube pode oferecer até Copa de 2014 e preencheram alguns questionários da federação. Após o encontro, foram verificados os acessos ao estádio, o estacionamento, os vestiários, a zona mista, a sala de imprensa, as arquibancadas e os camarotes. O gramado, um dos pontos principais da inspeção, teve suas condições avaliadas e passou por medição. 

Durante a visita, Kalil Sehbe anunciou que mais um hotel de Caxias do Sul foi incluído na lista da Fifa. “Além do Samuara e do Intercity, o Personal (Royal Hotel) também recebeu a vistoria da equipe”, comentou. Antes de ir ao Alfredo Jaconi, a comitiva realizou uma visita rápida de cortesia ao Estádio Francisco Stédile (Centenário). As instalações da S.E.R. Caxias foram vistoriadas no ano passado.

O prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, também acompanhou os integrantes do comitê e ressaltou o empenho da comunidade para fazer com que a cidade seja o Centro de Treinamento de uma seleção. “Há um envolvimento e construção coletiva para que Caxias receba uma delegação”, avaliou Sartori.

Diretrizes para a escolha de instalações

Segundo o Comitê Gestor da Copa do Mundo, a Fifa estabeleceu diretrizes para a definição de hotéis e centros de treinamento utilizados pelas seleções. O Centro de Treinamento deve ter pelo menos um campo em excelentes condições e com as dimensões exigidas pela Fifa:  105 metros de comprimento e 68 metros de largura, preferencialmente, aceitando-se campos com dimensões mínimas de 102m x 67m. O hotel utilizado pela equipe deverá ter no mínimo três estrelas e estar localizado a cerca de 20 minutos do Centro de Treinamento e uma hora de aeroporto que comporte aeronaves com capacidade para 120 passageiros.


Francine Ghiggi

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa




Curta o SERRANOSSA