Esporte
17/12/2019 08:54:54, escrita por SERRANOSSA

2º Treino Solidário de Natal arrecada mais de uma tonelada de donativos

Esporte e solidariedade estiveram mais uma vez juntos em Bento Gonçalves. Por 24h, iniciadas no sábado, 14, até domingo, 15, a 2ª edição do Treino Solidário de Natal reuniu cerca de mil praticantes de corrida, caminhada e comunidade em geral.


Foto: Emanuele Nicola/ Divulgação


A iniciativa do Bento Trail Runners (BTR), com apoio da Prefeitura, buscou arrecadar agasalhos, alimentos e brinquedos. As doações somaram 1 tonelada de alimentos e centenas de agasalhos e brinquedos, que serão encaminhados para as entidades socioassistenciais do município, por meio da Secretaria de Habitação e Assistência Social.


O treino, que ocorreu nas imediações da Igreja Redonda, teve um percurso de 1,6 km realizado na ciclofaixa. A Praça Achyles Mincarone também recebeu uma série de outros atrativos, como apresentação de capoeira, zumba, crossfit e outras atividades durante todo o período do evento.

Essa edição contou com uma participação "inusitada". O técnico de enfermagem e condutor de ambulância do Samu de Farroupilha, Sidenei Feliponi, de 43 anos, praticou a corrida durante as 24h do Treino. Sidenei é ultramaratonista e corre distâncias acima de 50 km, já participou de várias provas acima de 250 km, e faz parte da Associação Farroupilhense de Corredores, Farroupilha Runners.


"A distância e o tempo não foram problema. O maior desafio pra mim foi o psicológico, porque você fica percorrendo sempre o mesmo local, o mesmo piso e mesma paisagem. Então isso se torna uma dificuldade para o atleta maratonista que corre distâncias longas, mas com paisagens diferentes", conta Feliponi.

Sidenei, que também participou da primeira edição do Treino, aponta que sua motivação foi a solidariedade. "Fiz pra motivar os atletas e as pessoas que queiram praticar o esporte, mostrando na prática que é possível. Você consegue tudo. O corpo alcança o que a mente acredita. O que me motivou a participar desse desafio foi a solidariedade, a vontade de querer ajudar o próximo, de estar divulgando o evento. Fiquei muito feliz por poder ter completado as 24 horas", finaliza.

 

O presidente da BTR, Sirlesio Carbone Júnior, relata que o Treino superou as expectativas. "Foi muito positivo. Tivemos muito mais pessoas participando. Nunca tivemos que nos preocupar com a pista vazia, pois sempre tinha alguém em atividade. Várias entidades vieram prestigiar e muitas pessoas vieram somente para trazer suas doações. Arrecadamos mais do que o dobro do ano passado. Foi um sucesso".

 

O secretário de Esportes e Assistência Social, Eduardo Virissimo, ressaltou os resultados positivos. "Mais uma vez o esporte e a solidariedade trabalharam muito bem juntos e a comunidade bento-gonçalvense fez a sua parte contribuindo com a causa. Com certeza, as doações farão a diferença na vida de muitas pessoas. Parabéns a BTR pela organização e um muito obrigado a comunidade pela participação e doação".

 

O prefeito Guilherme Pasin também praticou o Treino, completando 30 km percorridos. O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Gilberto Rosa, o diretor da CTEC, Roberto Carraro e equipes das secretarias também participaram da atividade. 




Curta o SERRANOSSA