Esporte
25/09/2020 12:14:52, escrita por Raquel Konrad

Bento sedia primeira rodada da Série Ouro 2020

O futsal gaúcho profissional está de volta! Após muitas indefinições, a principal competição da modalidade, a Série Ouro, terá início neste domingo, dia 27/09, em um modelo inédito adotado por conta da pandemia. A Federação Gaúcha de Futsal anunciou que, ao invés de cada mandante receber seu adversário em seu ginásio, os jogos de cada rodada serão realizados em um dia só, em uma mesma cidade. A estreia é em Bento Gonçalves.
O Bento Gonçalves Futsal (BGF) enfrenta o União Independente de Santa Maria.  Os trabalhos da equipe comandada pelo técnico Vaner Flores seguem a todo vapor. Com cinco semanas de treinamentos coletivos concluídos, Flores observa significativa evolução e espera bons resultados nos confrontos, uma vez que não há a possibilidade da realização de amistosos.
Durante as ocasiões em que o município foi classificado com a bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado, o BGF realizou os trabalhos em grupos separados em quadra. Desde o dia 17 de agosto, com a liberação dos treinos de forma coletiva por parte dos órgãos competentes, a equipe vem treinando com o grupo completo com ênfase nos aspectos técnicos e táticos, mas não deixando de lado a gradativa evolução na parte física.

Treinos intensos
O treinador do BGF afirma que o grupo está em ritmo de crescimento e que a definição da estreia elevou o anseio da equipe em voltar a competir. “Sabemos da ansiedade que tínhamos em retornar aos trabalhos. Diante da possibilidade de treinar que nos foi concedida, fizemos tudo dentro daquilo que podíamos, e a equipe vem evoluindo”, avalia Vaner Flores.
Dentre os fatores preponderantes que auxiliaram na adaptação e evolução acelerada por parte do grupo está a manutenção do elenco, que inclusive foi reforçado durante o período de paralisação. São 12 atletas que permaneceram da temporada passada e outros quatro jogadores que se somaram ao plantel. “Estamos com muita expectativa que dê muito certo, até porque o BGF foi uma equipe que desde que começou da pandemia, em março, não desagregou, ao contrário, só se reforçou. Estou com minha equipe forte”, afirma o técnico.


 

Protocolos de segurança
Sem público e com várias medidas de segurança, os jogos estão previstos para serem realizados ao longo de todo o domingo no Ginásio Municipal de Esportes. Durante essa semana, todos os atletas foram testados e jogadores que por ventura apresentarem teste positivo para Covid 19 não entrarão em quadra.
De acordo com a Federação, realizar os jogos da rodada em um só lugar também foi uma forma de amenizar os impactos financeiros causados no clube no decorrer da pandemia. O modelo pioneiro contempla valores mais acessíveis de arbitragem, segurança, ambulância e transmissão dos jogos, equilibrando a balança de gastos dos clubes, que ainda terão investimento com os testes de Covid-19, conforme previsto no protocolo de retomada das atividades da FGFS apresentado à Secretaria de Esportes e ao Gabinete de Crise do governo do Estado.

Rodadas
Com a tabela composta em turno único, os quatro jogos de cada uma das cinco rodadas da 1ª fase acontecem em uma determinada sede. Em cada rodada, um clube de cada grupo folga. Os componentes de cada grupo jogam entre si, todos contra todos. Após a realização dos 20 jogos da 1ª fase, divididos nas cinco rodadas sediadas, os dois melhores classificados em cada grupo avançam para a fase semifinal. 

Os jogos deste domingo

BGF X União Independente
Brasil Futsal X Passo Fundo Futsal
AES Futsal X SER Canoense
Assoeva X SER Itaqui

Rabelo e Guarani folgam na rodada




Curta o SERRANOSSA