Esporte
12/01/2020 15:55:04, escrita por SERRANOSSA

BGF encerra a temporada 2020 e direciona foco para o próximo ano

Na última semana, a equipe do Bento Gonçalves Futsal (BGF) foi eliminada pelo Passo Fundo na semifinal da Série Ouro, terminando a competição entre as quatro melhores do Estado. O placar foi de 3 a 0 no jogo de ida e 5 a 1 na última partida, encerrando a participação no campeonato estadual com duas vitórias, um empate e três derrotas. 

O momento agora é de planejamento para o próximo ano. Como não vai disputar a Copa RS de Futsal, o clube dispensou os atletas. A competição, que seria organizada pelo BGF através do projeto junto ao Pró-Esporte/RS, foi adiada para o próximo ano por conta da pandemia do coronavírus. 

Após disputar a Série Ouro, a direção optou por não participar do torneio estadual, que dará uma vaga à Copa do Brasil, visando direcionar o foco no planejamento para a temporada 2021, na qual almeja estar ativo, no mínimo, durante 10 meses, com a disputa de todas as competições da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS).


 

Técnico Vaner Flores avalia o desempenho do BGF na Série Ouro de 2020

Em 2020, a Série Ouro teve a sua fórmula de disputa significativamente modificada por conta do atual cenário. Na primeira fase, o BGF disputou quatro partidas, com duas vitorias, contra a SER Itaqui e o União Independente, de Santa Maria, um empate, diante da Assoeva, atual campeã, e uma derrota, para o Guarani, de Frederico Westphalen. Nas quartas de final, a equipe comandada por Vaner Flores eliminou na prorrogação a SER Canoense e, na semifinal, parou na forte equipe do Passo Fundo.


 

Para o técnico Vaner, a classificação do Passo Fundo sobre sua equipe foi merecida. “Mereceu a equipe com maior investimento, maior qualidade, maior imposição, isso é inegável, e minha equipe sabe disso. Mas falei a eles que esperava mais, que tivéssemos uma imposição diferente para aquilo que o jogo pedia, para uma semifinal postulando uma vaga à final”, pondera.

Apesar da eliminação, o treinador comemorou o fato de ter alcançado a semifinal pela terceira vez na história do BGF e, sobretudo, enfatizou o trabalho do grupo em meio às dificuldades proporcionadas pela pandemia. “Não temos que lamentar, temos que agradecer essa gurizada que, no meio da pandemia, procurou da melhor maneira possível, e a todo instante, nos treinamentos a busca pela excelência. Isso nunca faltou do meu grupo, nunca faltou entrega em nenhum dos jogos. Tivemos uma evolução. No ano passado paramos nas quartas de final, esse ano chegamos na semifinal. Depois de oito anos é algo a ser comemorado”, ressalta.

Vaner Flores afirma que é necessário olhar para o futuro do BGF para projetar uma gradativa evolução do clube dentro e fora das quadras para alcançar novos patamares. “No ano que vem temos o projeto junto ao Pró-Esporte novamente. Nossa categoria sub-17 está na semifinal do estadual, e já tem meninos que podemos aproveitar no adulto. Não vamos olhar para trás. É olhar para frente, tentar melhorar como treinador para capacitar cada vez mais os meus atletas para que, nas possíveis decisões futuras, possamos ser melhores. No esporte, às vezes, faz parte o fracasso, o insucesso, o revés, mas é levantar a cabeça, pois trabalhamos da melhor maneira possível”, explica.




Curta o SERRANOSSA