Esporte
06/10/2021 09:04:30, escrita por SERRANOSSA

STF decide nesta quinta sobre realização da Copa América

Nesta quinta-feira, 10/06, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá decidir a respeito das ações que questionam a realização da Copa América no Brasil, após a desistência da Argentina devido ao agravamento da pandemia de covid-19. O início da competição está marcado para o próximo domingo, 13/06. A votação será em sessão virtual extraordinária e os ministros terão até as 23h59 para postarem seus votos.

A ministra Cármen Lúcia é a relatora dos processos movidos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e pelo deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), todos contrários à realização do evento no país em razão do cenário da pandemia.

A entidade que representa os metalúrgicos ressalta o risco de contaminação e de mortes com a realização do evento e pede medida liminar para suspender a competição. Já o PSB e o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) destacam a violação dos direitos fundamentais à vida e à saúde, bem como da eficiência da administração pública.

Pela regra, a sessão virtual do STF dura uma semana – os ministros têm esse prazo para inserirem os votos no sistema da corte, que pode ser acompanhado em tempo real pela internet. O Supremo iniciou, recentemente, a realização de sessões mais curtas, para definir temas urgentes colegiadamente, uma das bandeiras da gestão do ministro Fux na presidência do STF.

Apesar da polêmica entre os jogadores e comissão técnica a respeito da realização da competição no Brasil, nesta quarta-feira, 09/06, o técnico Tite apresentou a convocação oficial, que deve manter o grupo selecionado para a disputa das últimas duas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, contra Equador e Paraguai, com exceção do zagueiro Rodrigo Caio, que estava substituindo Thiago Silva nos dois jogos.


 




Curta o SERRANOSSA