Geral
07/09/2018 08:15:11, escrita por SERRANOSSA

Bento sedia 1º Encontro Nacional de Confrarias do Vinho

O vinho é um produto cultural, cheio de histórias e carregado de valores que estão muito além da taça. Seu universo nasce na terra, se transforma e evolui com a mão do homem, e com ele encontra o prazer a cada gole. Tirar a rolha, encher a taça, brindar e dar o primeiro gole, é um ritual milenar que continua aproximando as pessoas, fazendo amigos. É justamente esta a proposta do 1º Encontro Nacional de Confrarias do Vinho, que acontece dia 28 de julho, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, numa promoção do Bento Convention Bureau (BCB). O evento é aberto ao público interessado em vinhos.

Um assemblage de atrações formam a programação, que contempla conhecimento, degustação e confraternização. Na parte da tarde, palestras técnicas vão integrar turismo e gastronomia em torno do mundo do vinho. Essa tríplice inseparável forma o tripé desta primeira edição que tem o objetivo de promover o vinho brasileiro, sua gente e o universo que o contempla. “É impossível falar de vinho sem falar de Enoturismo e Enogastronomia. Foi assim que pensamos o evento, harmonizando temas intimamente ligados, capazes de expressar a relação do vinho com seus produtores e apreciadores”, destaca a presidente do BCB, Sabrina Cardoso.

A programação inicia às 16h30, na Fundação Casa das Artes. “Vinho brasileiro: Expressão e Diversidade” será um dos temas do encontro. A palestra será conduzida pelo escritor e estudioso no assunto, Rogério Dardeau. Autor de quatro livros sobre vinhos, Dardeau também é orientador de degustações e professor da disciplina "Vinhos Brasileiros" no curso de extensão "O Negócio do Vinho", da Universidade Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro. É membro da Fédération Internacional des Journalistes et Écrivains des Vins et Spiritueux (FIJEV), com sede em Paris. Dardeau vai passear pela diversidade brasileira de terroirs, mostrando a pluralidade da expressão nacional em torno do vinho.

Depois do vinho, será a vez do chef Thiago Castanho temperar o encontro com uma palestra focada em gastronomia. Apresentador do reality Cozinheiros em Ação, da GNT, é titular do premiado Remanso do Bosque, em Belém, que junto com o Remanso do Peixe, foi eleito três vezes chef do ano pela edição Veja Comer & Beber Belém. Paraense, é inspirado na culinária tradicional amazônica e sua especialidade são os peixes assados na brasa. Hoje, é considerado um dos chefs mais inovadores do Brasil. Ao final, o Dardeau e Castanho participarão de um bate papo mediado pela mestre em Turismo, autora do blog Viajante Maduro e presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Ivane Fávero, e pelo chef Rodrigo Bellora, proprietário do Restaurante Valle Rustico e líder do movimento Slow Food Primeira Colônia Italiana.

Depois da troca de informações, o momento será de congraçamento. A partir das 19h30, acontece no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, o Encontro das Taças, quando confrades e confreiras, juntamente com demais apreciadores da bebida, confraternizarão numa festa de sons, cores, aromas e sabores. Na ocasião, será possível degustar vinhos e espumantes de diferentes regiões produtoras num jantar com ilhas gourmet. O repertório de músicas brasileiras estará a cargo da banda Farina Brother’s.

O evento tem a realização do Bento Convention Bureau, apoio da secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do estado do Rio Grande do Sul, Tuttovino e Valle Azul. A agência oficial é a Giordani Turismo e a organização é da Moura Comunicação & Eventos. São patrocinadores o Boulevard Convention, CDL, Wine South America e SEGH.

Como participar
As inscrições para o 1º Encontro Nacional de Confrarias do Vinho estão abertas. Interessados devem acessar o link https://confrariasvinho.eventize.com.br/. O valor por participante é de R$ 240 mais taxa de comodidade, contemplando toda programação do evento.

Programação 
16h30 - Local 1: Fundação Casa das Artes
Palestra 1 - Vinho Brasileiro: Expressão e Diversidade (Rogério Dardeau)
Palestra 2 – Gastronomia (Thiago Castanho)
Encerramento: Bate papo com os palestrantes, mediado por Ivane Fávero e Rodrigo Bellora

19h30 - Local 2: Centro Empresarial Bento Gonçalves
Festa O Encontro das Taças (Degustação de vinhos e espumantes e jantar com ilhas gourmet)
Atração: Banda Farina Brother’s


Informações atendimento@mouracom.com.br ou (54) 3055 4145
 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA