Geral
12/05/2018 12:08:58, escrita por SERRANOSSA

Detran lança novo site com interface que facilita o uso

Um novo portal para facilitar o acesso do cidadão aos serviços essenciais do Estado foi lançado nesta terça-feira, dia 4, no Palácio Piratini. O site do DetranRS (https://www.detran.rs.gov.br), que registra dois milhões de acessos ao mês, foi repaginado pela equipe de desenvolvimento da Companhia de Processamento de Dados (Procergs) e de Comunicação da autarquia, e está com uma interface mais moderna e possibilita maior destaque aos serviços essenciais do órgão.

Com navegação facilitada, o novo site prioriza a navegabilidade pelas seções mais acessadas, inclusive em acessos via smartphones, e reduz o número de cliques necessários para se chegar às informações com uma linguagem mais didática. A maior novidade do site, que é o segundo endereço de órgãos do governo mais acessado pela população, será a possibilidade do cidadão efetuar questionamentos e obter respostas por meio de robôs, a tecnologia mundialmente conhecida como chatbots. A ferramenta irá ao ao ar em fase de testes e será alimentada de acordo com o perfil das dúvidas dos usuários, e também permitirá, em horário comercial, conversar em tempo real com um atendente da equipe de Ouvidoria do DetranRS.

 


Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

 

Novas funcionalidades

98% do total de acessos do site do DetranRS vêm de usuários que buscam informações e serviços referentes a veículo, carteira de habilitação ou infrações. Para facilitar a navegação desses usuários – e desafogar outros canais de comunicação do órgão –, o novo site confere maior destaque a consultas e serviços.

O novo site se destaca também pelo didatismo na prestação de informações. A série de tutoriais “Detran Explica”, em formato de animação, vem para ilustrar de forma leve os principais procedimentos que suscitam dúvidas no público em geral. Quatro vídeos da série são acessíveis pela capa do site, e o repositório completo, formado por 15 vídeos, pode ser acessado em  www.youtube.com/user/DetranRSoficial.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA