Geral
02/08/2019 10:19:02, escrita por SERRANOSSA

Vigilância em Saúde orienta sobre os riscos de escorpiões no município

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através do serviço de Vigilância em Saúde informa que a espécie de escorpião encontrada no bairro Maria Goretti na última terça-feira, dia 5, não oferece riscos à população. Conforme o coordenador da Vigilância, Rafael Vieira a aparição do escorpião-marrom (Tityus costatus) é mais comum na época de verão, mas a espécie não é perigosa e não oferece risco de morte. "Até o momento só tivemos o registro desta espécie na cidade, um escorpião somente, continuaremos fiscalizando e pedimos para que a população comunique a Vigilância caso outro escorpião apareça", ressalta. 

Como não há foco do escorpião no município, a principal forma de evitar a presença do animal é a limpeza periódica de terrenos, evitando o acúmulo de lixo e materiais de construção, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.
 
Os escorpiões também podem entrar em residências pelas redes de esgoto. Por isso, a orientação é que sejam vedados ralos e caixas de gordura. Inseticidas ou outros venenos não possuem eficácia comprovada contra a espécie. 

Caso encontre algum escorpião o telefone de contato é o 3055 7265 ou 3055 7312.
 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA