Geral
23/04/2019 09:10:15, escrita por SERRANOSSA

Nova escola infantil do Loteamento Bertolini será inaugurada nesta semana

Na próxima quarta-feira, dia 24, será entregue para comunidade mais uma Escola de Educação Infantil no Município, a EMI Bom Pastor, no Loteamento Bertolini. O espaço irá atender 120 alunos de 0 a 5 anos, o que corresponde um acréscimo no número de vagas na rede Municipal. Em seis anos, com a inauguração de três escolas houve um aumento de 35% nos dados de atendimentos na educação infantil.

Em 2019, 4.253 alunos de 0 a 5 anos já são atendidos, sendo 2.080 crianças de 0 a 3 anos e 2.178 de 4 e 5 anos. Também são atendidas 455 crianças em vagas compradas na rede particular de Ensino. O que corresponde a 83% da demanda.

Para a secretária municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques, os números mostram o avanço na oferta de vagas. Ela observa, por exemplo, que entre crianças de 4 e 5 anos, o atendimento já está universalizado. Desde 2016, é obrigação legal atender alunos desta faixa etária. "Apesar da demanda por vagas na educação infantil, há uma evolução na oferta. O Plano Nacional de Educação (PNE) fala que até 2024 teríamos que ter 50% das crianças de 4 a 5 anos atendidas. Hoje já alcançamos esta meta, e 100% recebem o serviço", afirma.

Além do  atendimento nas escolas da rede municipal, a Educação Infantil (Pré-escola- 4 e 5 anos) é acolhida em 21 turmas, por meio de cessão de uso das salas das escolas Estaduais, somando 270 crianças.

Em contrapartida, o atendimento das crianças menores é o que mais desafia a Prefeitura, apesar de o número de alunos de até 3 anos atendido em escolas municipais ter aumentado cerca de 22,5% nos últimos 6 anos. "Semanalmente 10 novas famílias chegam ao nosso Município, o que significa novas inscrições em nossas escolas, por isso a demanda para vagas é tão grande. Mas, não consideramos um dado alarmante e nem exclusividade da nossa cidade. Hoje o que nos tranquiliza é saber que todas as crianças, de famílias mais necessitadas, estão sendo atendidas. Estamos trabalhando para melhorar esses dados", finaliza.

Em fevereiro foi inaugurada a EMI Santa Fé- Arquiteto Arielso Copat, que proporcionou o ingresso de mais 120 crianças na Educação Infantil. 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA