Geral
07/11/2019 15:37:49, escrita por SERRANOSSA

Professores e servidores ocupam Via Del Vino para protestar pelo cumprimento de lei

Professores e Servidores Públicos Municipais ocuparam, na tarde de quinta-feira (10), a Via del Vino, em frente a Prefeitura de Bento Gonçalves, para protestar pelo atraso de 300 dias no pagamento da trimestralidade - lei criada pelo Prefeito Guilherme Pasin para o reajuste dos salários – e contra mais uma intervenção do Executivo no Fundo de Aposentadoria (Fapsbento). A paralisação foi uma das maneiras que os servidores encontraram para pressionar a administração municipal que não atende os representantes da categoria. “O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Sindiserp buscou por diversas vezes se reunir com o Prefeito, mas não obtivemos retorno. Apenas a informação de que “nessa administração os servidores receberam aumentos bem acima aos índices inflacionários, além de repor perdas históricas” o que não procede” comenta a Presidente do Sindiserp, Neilene Lunelli. A afirmação da presidente da entidade tem por base um estudo realizado pelo DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o poder de compra dos servidores está com uma defasagem de 5,46%. Ainda segundo o estudo, o maior repasse aos servidores foi no período de 2009 a 2012, na ordem de 6,40% de ganho real.
O movimento contou com a presença, também, do vereador Moacir Camerini e do ex-vice-prefeito e sindicalista Mário Gabardo que levaram apoio aos professores e servidores.

Fapsbento

A Prefeitura de Bento Gonçalves tem hoje um déficit atuarial de R$ 378.286.893,67 a ser amortizado ao longo de 25 anos com uma alíquota constante de 14,48% a ser aplicada na folha de pagamento do exercício financeiro findo e o prazo expira em dezembro de 2044. “Essa decisão do Conselho de Administração do Fapsbento, que teve muita pressão do Executivo e do Legislativo, representa R$ 700 mil mensais a menos na conta do Fundo. O que mais adiante pode resultar em sérios problemas para os servidores ativos e os já aposentados” ressalta Neilene.
 

As informações são do Sindiserp.

 


 

A prefeitura emitiu duas notas de esclarecimento sobre a situação:

http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/noticia/nota-de-esclarecimento-sobre-a-paralisacao-dos-servidores

http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/noticia/fapsbento-esclarece-sobre-aliquota-do-passivo-atuarial



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA