Geral
13/08/2019 13:12:46, escrita por SERRANOSSA

Especiarias são tema de oficinas para multiplicadores ambientais

As especiarias são conhecidas por dar um sabor diferenciado aos pratos e, quando combinadas com alimentos nutritivos, têm o poder de aumentar exponencialmente seus antioxidantes naturais, fitonutrientes e propriedade anti-inflamatória.

As características das especiarias e seu uso na prática serão o tema das oficinas aos multiplicadores ambientais neste ano. As capacitações oferecidas pela Prefeitura de Garibaldi, por meio do setor de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação, visam trabalhar o tema com os multiplicadores, para que desenvolvam o assunto com os estudantes nas escolas, culminando na Mostra Municipal Escolar do próximo ano.

Os benefícios dos antioxidantes contidos em especiarias incluem uma poderosa proteção contra doenças graves, como câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, degeneração muscular, doença de Alzheimer e envelhecimento.

As especiarias mais conhecidas são: alecrim, anis-estrelado, açafrão, canela, cardamomo, cominho, coentro, colorau (urucum), cravo da Índia, cúrcuma, erva doce, funcho, gengibre, louro, manjericão, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica, pimenta e tomilho.

As oficinas são abertas ao público e gratuitas, mediante inscrições antecipadas pelo e-mail [email protected] Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462-8248.

OFICINAS

14/08 – A nutracêutica dos alimentos vitais
Palestrante:
Luana Minello
Horário: 9h às 12h e 13h30 às 16h
Local: IEE Irmã Teofânia (salão de festas)

24/09 – Condimentos, ervas, especiarias e temperos
Palestrante:
Andrea Klein Rissi (nutricionista)
Horário: 9h às 12h e 13h30 às 16h
Local: IEE Irmã Teofânia (salão de festas)

04/10 – Massalas (preparados de especiarias da culinária indiana) e chás
Palestrante:
Teresinha Conte
Horário: 9h às 16h (prática com almoço)
Local: IEE Irmã Teofânia (salão de festas)

07/11 – Plástico: um resíduo resistente
Palestrante:
Cláudia Schneider Maffei
Horário: 9h às 12h
Local: IEE Irmã Teofânia (salão de festas)


 



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA