Geral
15/01/2020 09:53:34, escrita por SERRANOSSA

Nova logística do Samu aumenta em 30% o número de atendimentos em Bento Gonçalves

Em 2019, Bento Gonçalves foi o primeiro município do país a contar com a Regulação Compartilhada de forma Remota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), um marco histórico da descentralização do serviço. Desde a sua implantação total, em dezembro, o número de envio de unidades para atendimentos aumentou em cerca de 30%, conforme dados da Secretaria de Saúde.

 


Foto: Franciele Gonçalves 

 

O tempo do acionamento das ambulâncias na cidade foi acelerado, desafogando o serviço prestado em Porto Alegre e possibilitando um atendimento mais rápido ao cidadão. Ficamos honrados em ser o primeiro local a realizar este tipo de atendimento”, enfatizou o médico responsável, Thyago Anzolin Coser.

As chamadas de urgência são realizadas por intermédio do 192 da área de abrangência. Somente no primeiro mês de funcionamento do sistema, os atendimentos da Unidade de Suporte Avançado aumentaram 30,61% (128 registros), e da Unidade de Suporte Básico 26,82% (208). 

“O que está sendo feito aqui em Bento Gonçalves é algo muito grande. O profissional médico local tem condições de dar uma resposta mais ágil e melhor, e isso salva vidas”, ressalta o prefeito Guilherme Pasin. 

A equipe em Bento Gonçalves conta com 32 profissionais, entre condutores socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. O município tem autonomia para designar a equipe de trabalho da Central Acessória de Regulação Remota – nome da estrutura – tendo todo o suporte e infraestrutura da Central Estadual, em Porto Alegre. O horário de funcionamento na cidade é diariamente das 8h às 24h - fora desse horário, as ligações são atendidas pela Central Estadual.

Aplicativo

As chamadas para o SAMU contam com outra novidade: podem ser realizadas pelo aplicativo para smartphones “Chamar 192 – SAMU”, que facilita o acionamento do serviço Móvel, em casos de urgência. O aplicativo está disponível para Android e iOS podendo ser baixado pelo Google Play e App Store. Confira o passo a passo do funcionamento no https://saude.rs.gov.br/aprenda-a-utilizar-o-aplicativo-chamar-192-samu.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 




Curta o SERRANOSSA