Geral
04/09/2020 16:22:54, escrita por SERRANOSSA

Embrapa avalia possibilidade de realizar testes rápidos para diagnóstico da COVID-19

Na terça-feira, 07/04, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, esteve reunida com a chefia da Embrapa Uva e Vinho e pesquisadores especialistas, para avaliar a viabilidade da realização de testes para diagnóstico da COVID-19, com uso do equipamento RT-PCR, em Bento Gonçalves.


 

A Embrapa possui os equipamentos necessários, que são utilizados em rotinas no Centro de Pesquisa para detecção de genes de interesse agronômico em plantas, mas que podem ter seu uso adaptado para atender as necessidades atuais. "Somos solidários e estamos à disposição para cerrar fileiras junto à prefeitura no combate a pandemia. Neste contexto é importante ficar claro que, apesar de termos os equipamentos, a nossa infraestrutura e protocolos não atendem as exigências para realização de testes com patógenos humanos. Assim sendo, vamos em conjunto com a equipe da prefeitura buscar alternativas para viabilizar a implantação da estrutura para a realização de diagnósticos no município", antecipou o chefe-geral da Embrapa, José Fernando da Silva Protas.

"Estamos muito empolgados com a possibilidade do apoio da Embrapa para realização dos testes. O que agilizaria a detecção do vírus e possibilitaria o planejamento de ações para combate da doença. Sabemos que não será um trabalho fácil, mas se for possível será viabilizado", destacou o secretário Diogo Siqueira. As equipes estão em contato buscando alternativas para viabilizar a realização dos testes para a população.

Foto: Jefferson Christofoletti

 




Curta o SERRANOSSA