Geral
21/05/2020 16:03:42, escrita por Eduarda Bucco

Garibaldi é o município gaúcho com mais casos de Coronavírus por número de habitantes, segundo o estado

Nos últimos dias, Garibaldi tem aparecido com mais frequência no cenário da pandemia do novo Coronavírus no Rio Grande do Sul. Na quarta-feira, 20/05, o município da Serra Gaúcha subiu para a 5ª colocação no número de casos da COVID-19, ficando atrás apenas de Bento, Lajeado, Passo Fundo e Porto Alegre. Quando considerada a incidência de casos por 100 mil habitantes, Garibaldi salta para a primeira colocação em todo o Rio Grande do Sul. 

Pelas estatísticas do Estado, Garibaldi tem 187 casos confirmados: 564 a cada 100 mil habitantes. Os números da secretaria municipal de saúde, entretanto, apontam que o município está com 217 casos confirmados (incluindo 4 óbitos) – ou seja, 620 confirmados a cada 100 mil habitantes, 1 para cada 161 moradores. O cálculo é feito com base na estimativa do número de habitantes do IBGE de 2019, que registra 35.070 mil moradores em Garibaldi. 


 

De acordo com a secretária municipal de saúde, Simone Agostini de Moraes, o número de casos está ligado ao amplo sistema de testagem adotado no município. “Desde 5 de maio, o município está realizando a coleta de PCR em todos que consultem e fechem critérios para síndrome gripal, conforme protocolo criado pelo serviço de epidemiologia do município. Ainda, o município adquiriu testes rápidos, que vêm sendo realizados em todos os pacientes que estiveram em isolamento domiciliar antes do dia 5 de maio, quando a coleta de PCR ainda não estava ocorrendo”, esclarece. 

A secretária complementa que o salto nos números também se deve à testagem de empresas em seus funcionários, mesmo aqueles assintomáticos. “É importante lembrarmos que, apesar do número de confirmados ser alto, ele acaba sendo em grande parte por diagnósticos via teste rápido, ou seja, pacientes que já passaram pelo período de infecção e estão apenas com a chamada cicatriz sorológica, ou seja, não transmitem mais o vírus”, afirma. 

Em relação ao número de curados, Garibaldi segue a tendência do município vizinho, Bento Gonçalves. De acordo com o último boletim divulgado, até a tarde desta quinta-feira (21/05), são 146 recuperados da COVID-19, o que representa 67% do total. 

O número de pacientes precisando de atendimento também é baixo. São 8 pessoas internadas em isolamento e apenas 1 em unidade de terapia intensiva (UTI). A partir da semana que vem, o município passará a contar com 10 leitos próprios de UTI no Hospital Beneficente São Pedro (HBSP). Até o momento, Garibaldi conta com 10 leitos de isolamento e 10 respiradores. 

Ações de combate ao Coronavírus em Garibaldi

* Formação do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus.
 
* Destinação de recursos para o HBSP, somados ao valor repassado no final do último ano para auxílio e construção da nova Maternidade, que foi transformada em UTI, e aquisição de equipamentos, o valor chega a R$ 1 milhão.

* Adequação de ala de isolamento para pacientes infectados, no prédio da escola Santo Antonio.
 
* Destinação de espaço no Ginásio Municipal de Esportes, caso necessário.
 
* Vacinação contra a gripe de forma domiciliar para idosos.
 
* Ações de desinfecção dos espaços públicos.
 
* Centralização do atendimento a pacientes com sintomas de Covid-19 no Auditório do PAM.
 
* Determinação de isolamento social e medidas preventivas pela população e comércio como uso de máscaras e de álcool em gel.
 
* Destinação de cestas básicas a famílias necessitadas.
 
* Publicação de materiais informativos em diferentes idiomas.
 
* Prorrogação do prazo de pagamento de impostos.
 
* Contratação de novos fiscais.

* Mobilizações nos acessos ao município, com medição da temperatura corporal e orientação sobre o uso de máscaras (3 mil pessoas abordadas em 29/04 e 2 mil em 11/05).

* Fixação de faixas informativas com as medidas preventivas em locais de grande circulação.

* Mensagem de som informativa na rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico.

* Aquisição de mais testes: 3.500 exames RT-PCR e 500 testes rápidos.

* Telefone 24h para denúncias de desrespeito às medidas de prevenção: 3462 8258.

* Ação de conscientização sobre o uso de máscaras aos pedestres nos bairros e área central.

* Disponibilização de atividades pedagógicas não presenciais aos estudantes da rede municipal.

Foto: Prefeitura de Garibaldi




Curta o SERRANOSSA