Geral
21/05/2020 17:15:11, escrita por SERRANOSSA

Prefeitura de Bento recebe álcool gel desenvolvido pela Embrapa

Na manhã desta quinta-feira, 21/05, a Embrapa Uva e Vinho repassou à prefeitura de Bento Gonçalves 100 litros de álcool gel para ser utilizado nas ações de prevenção à COVID-19. O produto foi elaborado com nanocelulose do tipo microfibrilada (conhecida como MFC) de pinus e de eucalipto, que substitui o carbopol - principal espessante utilizado para o álcool - o qual está escasso no mercado devido ao aumento da procura.


 

"Consideramos muito importante o apoio de instituições que estão a serviço da sociedade, como a Embrapa, ao poder público num momento como esse. Somos solidários ao combate à COVID-19”, destacou o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas. Ele destacou ainda que a unidade está desde o início da pandemia articulada com a Secretaria de Saúde do município, tentando apoiar a realização dos exames de diagnóstico do Coronavírus. "Temos certeza que será um grande apoio para o município a realização dos testes e aguardamos as orientações e condições de logística para a realização", finalizou.

Na Embrapa Uva e Vinho, a formulação ficou sob a responsabilidade do Engenheiro Químico Celso Ruiz, do Laboratório de Espectrometria de Massa. Ele comenta que além do MFC como espessante, a unidade utilizou 80% de álcool vínico na formulação, o que dá ao produto final um aroma agradável, adicionado de glicerina, que age como hidratante da pele.

Como se trata de uso experimental, neste momento o produto terá distribuição dirigida e controlada, seguindo normas e protocolos de segurança.

Foto: DIvulgação/Embrapa




Curta o SERRANOSSA