Geral
29/06/2020 15:25:16, escrita por SERRANOSSA

Bandeira vermelha: Municípios da Serra apontaram divergências em dados analisados pelo estado

Na última sexta-feira, 26/06, a região de Caxias do Sul retornou à bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do governo estadual. Seguindo os novos prazos estipulados pelo governador Eduardo Leite, os municípios que pertencem à região encaminharam um recurso ainda no sábado, 27/06. O objetivo é que os novos dados apresentados possibilitem o retorno da Serra Gaúcha à cor laranja. 

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, foram encontrados dados divergentes daqueles apresentados pelo governador. Por meio de análise do Observatório Regional da Saúde, se constatou divergência no número de hospitalizações, leitos clínicos, internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e no número de óbitos. Já os números de leitos de UTI ocupados e de vagas disponíveis estavam de acordo. O Observatório tem a intenção de compilar dados de todos os municípios da Macrorregião de Caxias do Sul para esmiuçar as informações sobre casos do novo Coronavírus e sobre a quantidade de leitos disponíveis que chegam à Secretaria Estadual de Saúde (SES). 


 

Dessa forma, os municípios aguardam o anúncio definitivo do governador, que deverá ser feito por volta das 18h desta segunda-feira, 29/06. Caso a região continue na bandeira vermelha, a classificação de alto risco seguirá por 15 dias, valendo a partir desta terça-feira, 30/06. Entretanto, se o governador acatar o recurso enviado, a Serra volta à bandeira laranja. 

Mesmo permanecendo na classificação vermelha, 30 (61%) municípios da região poderão aplicar protocolos da bandeira laranja. Isso porque o governador permitiu que cidades que não tenham registro de hospitalização e óbito pela COVID-19 nos últimos 14 dias, podem adotar medidas mais brandas. São eles:

Alto Feliz
Antônio Prado
Boa Vista do Sul 
Bom Jesus
Coronel Pilar
Cotiporã
Fagundes Varela
Feliz 
Gramado
Guabiju
Jaquirana
Linha Nova
Monte Alegre dos Campos
Monte Belo do Sul 
Muitos Capões
Nova Bassano 
Nova Pádua
Nova Roma do Sul
Paraí
Pinhal da Serra
Pinto Bandeira
Protásio Alves
Santa Tereza 
São Jorge
São José dos Ausentes 
São Vendelino
União da Serra
Vale Real
Vila Flores
Vista Alegre do Prata

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cotiporã
 




Curta o SERRANOSSA