Geral
08/01/2020 11:50:14, escrita por SERRANOSSA

Casas de Artesanato são entregues a artesãos de Bento

Neste sábado, 01/08, foram entregues as chaves das Casas de Artesanato para os artesãos do município. As estruturas estão localizadas na Praça Dr. Bartholomeu Tacchini, ao lado do Shopping Bento Gonçalves, no Centro.

O projeto foi elaborado após diversas reuniões com os artesãos, entidades e com o poder público e idealizado por meio de uma medida mitigatória das obras do novo complexo turístico Piazza Salton. A ação envolve as secretarias de Governo, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB).


 

"Um projeto idealizado e concretizado por várias mãos, com objetivo de dar este espaço para os nossos artesãos. A secretaria de Mobilidade fez toda instalação elétrica e também está sendo realizada a troca das lâmpadas da praça por led", disse o secretário Interino de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita.

O projeto arquitetônico das casas de artesanato foi realizado pelo IPURB. A diretora adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti também acompanhou a entrega.

A ocupação das casas será feita pela Associação dos Artesãos de Rua de Bento Gonçalves, que também tem o compromisso ser agente de cultura e turismo, prestando informações à comunidade, além de auxiliar na preservação ambiental do entorno da praça e, ainda, colaborar para o desenvolvimento das ações de qualificação do roteiro cultural e turístico da Via Del Vino.

Para a artesã, Cristina Zorzanello da Silva, que ficará na primeira casa da Praça, a conquista veio de muitos anos de esforço e luta. "Nós aqui, juntos, passamos por muita coisa e nunca perdemos a esperança. Muito obrigada a todos vocês que auxiliaram a concretizar este espaço. Quando a gente sonha junto faz com que isso aconteça", destaca.

De acordo com o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares "a Associação dos Artesão de Rua tem o direito de utilizar a praça garantido por lei. Com esta qualificação do espaço público e da atividade, com certeza os profissionais da área vão melhor atender a comunidade e os turista".

O prefeito Guilherme Paisn celebrou o espaço. "Queremos que vocês usufruam deste local com alegria, e que ele lhes proporcione mais tranquilidade para exercer sua arte. Esta entrega das chaves representa um novo momento para trajetória de todos", disse.

Foto: Emanuele Nicola




Curta o SERRANOSSA