Geral
08/03/2020 14:59:41, escrita por SERRANOSSA

Policiais Militares salvam criança engasgada em Bento

Um bebê de um ano e quatro meses foi salvo por uma equipe de policiais militares do 3° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3°BPAT) na noite desse domingo, 02/08, em Bento Gonçalves. A criança havia se engasgado com um objeto estranho e seu pai, Arlei Santos, entrou em contato com o batalhão, por meio do 190. 

De acordo com a mãe da criança, Luana Sartori, ele estava brincando com seu irmão gêmeo quando acabou levando à boca um material plástico. “Quando fui alimentar ele não percebi que estava com isso na boca. Então pelo jeito ele se afogou quando foi engolir o que eu estava dando. Pensei que era um papel, mas ai ele começou a engasgar”, recorda. 

Primeiramente, o pai foi instruído pelos soldados Champe e Emerson, por meio de ligação telefônica. Após seguir as instruções, os pais conseguiram desobstruir as vias áreas do bebê, que até então não estava respirando. “Eu e meu marido viramos ele de costas para tentar retirar o material, seguindo as instruções dos policiais. Demos umas palmadas nas costas até que minha irmã pegou ele no colo e ele conseguiu cuspir para foram... então os policiais chegaram e levaram ele correndo ao pronto socorro”, conta Luana. “Por telefone, um dos policiais disse para mantermos a calma e passou os procedimentos que deveríamos fazer. Mas o auxílio chegou tão rápido que, em torno de 3 minutos, a viatura já estava aqui”, continua a mãe. 


 

Os soldados Darlan e Carvalho, que se deslocaram até a residência da família, localizada no bairro Ouro Verde, relataram que a criança estava vomitando sangue e apresentava cor pálida.  “A guarnição prestou os primeiros atendimentos, verificando sinais vitais e se deslocando, imediatamente, com a criança e o pai até a UPA do bairro Botafogo, para que fosse atendido por um médico Pediatra”, relatou em nota o 3º BPAT. Após receber o atendimento, a criança recebeu alta e pode voltar para casa. 

“Para os soldados Champe e Emerson que estavam de Rádio Operadores e os Soldados Darlan e Carvalho que foram até a residência o mais rápido possível, resta à gratidão por conseguirem auxiliar no salvamento de uma vida muito importante para os pais da criança que ali se encontravam em desespero no telefone, sem saber o que fazer. A orientação dos policiais foi fundamental nessa ocorrência. Momentos como esses que estimulam os policiais militares a trabalhar com excelência, mesmo enfrentando uma rotina extremamente estressante durante o dia a dia”, enfatizou o batalhão. 

Após o susto, a mãe comemora o salvamento do filho e agradece as pessoas envolvidas: “Nunca tínhamos passado por nada igual. O que mais nos emocionou foi de ver o maninho segurando a perninha dele e chorando tentando ajudar. Agora ele está muito bem, correndo e brincando. Temos muito a agradecer aos nossos compadres [Renato de Freitas e Janaína Sartori] que também foram essenciais naquele momento”, declara. “Vejo muitas pessoas falarem mal do trabalho dos policiais, mas ontem eles foram fundamentais para salvar o meu filho. Devo muito a eles. Que Deus os abençoe para toda a vida, porque somente Ele pode pagá-los pelo que fizeram pelo nosso filho. São os HERÓIS do nosso pequenino”, finaliza Luana. 

Foto: Arquivo pessoal




Curta o SERRANOSSA