Geral
15/09/2020 14:53:08, escrita por SERRANOSSA

Criação da Rota Turística da Região Metropolitana da Serra facilitará ampliação do turismo

No dia 09/09, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou o projeto de lei que visa criar a Rota Turística da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. A proposta é de autoria do deputado Tiago Simon (MDB). A Rota será composta por 14 municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, São Marcos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira.

“Foi feita uma discussão com todos os Conselhos Municipais de Turismo, além de alguns secretários e entidades ligadas ao setor para a construção deste projeto que busca fortalecer o turismo regional para geração de renda e valorização da nossa história”, disse Tiago Simon.

A criação da rota turística possibilitará que estes municípios tenham acesso facilitado a linhas de crédito e verbas para infraestrutura do Ministério do Turismo. 

“A denominação de Rota permite que os municípios subam algumas categorias no ranking do Ministério do Turismo, permitindo assim linhas de crédito exclusivas e financiamentos para empresários e entidades privadas com juros mais baixos”, ressaltou o deputado. 

A iniciativa será mais um incentivo ao fomento do setor turístico da região, que vinha apresentando resultados animadores, mas foi afetado pela pandemia do Coronavírus. “Em 2020, antes da pandemia, vínhamos acumulando alta de 18,7% no setor. Isso demonstra que o turismo é uma economia bastante forte e que contribui bastante com a nossa cidade”, comenta o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Parisotto, sobre Bento Gonçalves.

O município vem acumulando altas significativas no setor nos últimos anos: 5% entre 2017 e 2018 e 15% de 2018 para 2019. “Aumenta o número de visitantes e isso resulta numa maior qualidade de vida para toda a população. Isso atrai mais investimentos e parceiros, fazendo com que a cidade gere mais emprego e oportunidades para todos”, analisa. 

Nesses últimos dois anos, Bento ainda saltou da 4ª para a 2ª posição na pesquisa “Marcas de Quem Decide”, como destino turístico mais lembrado do estado. Em 2019, a cidade permaneceu na segunda colocação, reduzindo ainda mais a distância do primeiro colocado: Gramado. 

Atualmente, mais de 220 empresas estão cadastradas no Alvará Turístico do município, com foco no atendimento ao turista. 

Agora, com a criação da Rota da Região Metropolitana, a tendência é que a Serra se torne ainda mais atrativa para os visitantes. “É mais fácil quando estamos unidos, pois isso mostra força e a importância da região com destino turístico”, finaliza o secretário. 
 




Curta o SERRANOSSA