Geral
16/09/2020 13:54:39, escrita por SERRANOSSA

Obras do túnel do São João seguem em andamento

As obras do Túnel de acesso norte, no bairro São João seguem em andamento na BR-470, em Bento Gonçalves. Nesta quara-feira, 16/09, o Diretor do IPURB, Vanderlei Mesquita, e a diretora adjunta, Melissa Bertoletti Gauer estiveram vistoriando o local. De acordo com Melissa, no momento está sendo realizado o trabalho de readequação da adutora do local e o deslocamento da passagem de energia elétrica. 


 

A profundidade da obra será de 5,5 metros, sendo duas pistas de tráfego com quatro metros cada e passeio em ambos os lados. Deverão ser escavados aproximadamente 30.000,00m³, o que corresponde a 3.000 viagens com caminhões. Também serão necessários 1.958,33m³ de concreto - cerca de 280 caminhões. 

A obra compreende a sinalização, terraplenagem, contenção, bueiros e dispositivos de drenagem, pavimentação de trechos, passeio público, iluminação e paisagismo. O túnel será responsável pela ligação do bairro São João ao centro da cidade, sem interferir no tráfego da rodovia.


 

A intervenção faz parte do Programa FINISA - Modalidade Apoio Financeiro da Caixa Econômica Federal e terá o investimento de R$ 9.594.925,27. A obra será realizada pelo Consórcio Túnel Bento Gonçalves com as empresas ENGEDAL e Continental com previsão de conclusão em oito meses, contados a partir da ordem de serviço - dada em julho.        

Grupo denuncia falhas no projeto

Um grupo de empresários da região do bairro São João entrou em contato com o jornal SERRANOSSA para denunciar falhas no projeto do túnel. Segundo eles, a profundidade não será suficiente para a passagem de caminhões de grande porte, o que dificultará o transporte de cargas no local.

Confira a posição da diretora adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer, sobre o assunto:

"Sempre quando se faz uma obra de grande importância, de grande vulto, por obvio, gerará desconfortos, resistências, o que é normal.  Não entendemos como reclamações e sim pontos de vistas que muitas vezes podem ser ajustados durante a obra, desde que em conformidade com as normas técnicas. 

Porém cabe salientar, que o projeto foi elaborado por uma empresa com expertise em trânsito. Junto a isso, o projeto foi aprovado pelo órgão competente DNIT, órgão responsável por autorizar a execução do projeto. Portanto está plenamente de acordo com as normas do órgão federal e do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. 

O projeto tramita no IPURB desde 2014, a partir de então, em várias etapas discutiu-se com a área técnica dos órgãos envolvidos, e com representantes da comunidade.  

Além de ampla divulgação da obra, especialmente por órgãos oficiais de comunicação, a Administração Municipal promoveu uma reunião, no dia 15 de agosto de 2019, no Bairro São João que contou com a presença de vários moradores, além de técnicos do IPURB e autoridades para apresentação do Projeto. Na ocasião foram  discutidos alguns pontos e as demandas inseridas no projeto. O Poder Legislativo também debateu o projeto. O Presidente da Associação de Moradores do Bairro São João, sempre foi informado das etapas da obra. 

O prefeito Pasin sempre em sua Administração priorizou o diálogo, a transparência e a construção coletiva das soluções necessárias ao atendimento dos pedidos da comunidade". 

Fotos: Rafael de Albuquerque




Curta o SERRANOSSA